Grupo A
Grupo B
Grupo C
Grupo D
Grupo E
Grupo F
Grupo G
Grupo H
Grupo I
Grupo J
Grupo K
Grupo L

Treinador da RD Congo satisfeito com nulo frente à Dinamarca: «Estivemos bastante sólidos»

Sébastien Desabre minimiza impacto do surto de ébola e jogo com o Chile deverá ser também na Bélgica

Sébastien Desabre, selecionador da RD Congo
Sébastien Desabre, selecionador da RD Congo • Foto: AP
Adicione como fonte preferencial no Google

Primeiro rival de Portugal na fase final do Mundial’2026, a 17 de junho, a RD Congo empatou (0-0) com a Dinamarca no primeiro de dois jogos de preparação. Em Liège, na noite de quarta-feira, a equipa capitaneada pelo ex-portista Mbemba deixou boas indicações, como salientou Sébastien Desabre. “Foi um jogo de bom nível internacional que nos permitiu trabalhar, tanto a nível tático como físico. Os jogadores responderam bem e acho que foi um jogo que vai ser útil para o que vem a seguir”, referiu o selecionador.

“Estamos satisfeitos. Defrontámos uma boa equipa da Dinamarca, que é 20ª no ranking da FIFA, quando nós somos 46º. Por isso foi positivo. Estivemos bastante sólidos e criámos oportunidades. É pena que não as tivéssemos finalizado bem, mas acho que fizemos um bom jogo”, acrescentou o técnico francês. 

Antes do jogo, Desabre já tinha desvalorizado o cancelamento do encontro com o Chile, inicialmente agendado para dia 9 em Espanha, devido a exigências das autoridades locais devido ao surto de ébola que afeta o país africano. “Há outros estádios ou a possibilidade de jogar à porta fechada. Nós temos o hábito de nos adaptarmos, e aconteça o que acontecer, vamos adaptar-nos sem problema a todas as situações”, frisou o técnico. 

“Sinceramente, tem sido um estágio normal, como todos os outros. Os jogadores vieram todos da Europa, e o staff local respeitou todos os pormenores para sair da RD Congo. Por isso, não sentimos qualquer impacto na vida quotidiana”, sublinhou ainda o selecionador dos congoleses.

Refira-se que a partida com o Chile deverá mesmo realizar-se, mas na Bélgica, onde a equipa congolesa está a fazer o estágio de preparação para o Mundial. A federação chilena já se mostrou disponível para a mudança de local e estão em curso negociações para que a partida se realize no Estádio Rei Balduíno, em Bruxelas, com a presença de público nas bancadas.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo