Bas Dost termina a carreira: «Não era assim que queria deixar o futebol»

Avançado holandês, ex-Sporting, sofre de problemas cardíacos

Bas Dost despede-se do futebol
Bas Dost despede-se do futebol • Foto: Getty Images

Bas Dost, avançado holandês que jogou no Sporting ente 2016 e 2019, anunciou o fim da carreira. O ponta de lança, de 36 anos, sofreu uma paragem cardíaca em outubro de 2023 e tinha a carreira em suspenso desde então. Mas agora, depois de uma conversa com o cardiologista, decidiu que chegou mesmo o momento de parar.

"Ficas chocado quando descobres que tiveste uma paragem cardíaca. Não é assim que queres deixar o futebol. Queres partir por ti mesmo. E é uma pena que eu não o tenha conseguido fazer", contou Bas Dost numa entrevista ao jornal Algemeen Dagblad.

Na altura o avançado - que num jogo do NEC Nijmegen com o AZ Alkmaar - foi diagnosticado com uma inflamação no músculo cardíaco. Esteve duas semanas hospitalizado e foi-lhe implantado um desfibrilador, que é ativado no caso de surgirem arritmias.

A ideia era regressar na temporada passada, mas a inflamação não melhorou. Mas as coisas entraram de novo nos eixos, até que recebeu um telefonema. "O cardiologista telefonou-me em junho. 'Algo' tinha sido diagnosticado num treino e aquele momento mudou tudo. Pensei 'não quero isto'. Não queres arriscar a tua vida. Ponderei durante duas semanas e depois tomei a decisão."  

Bas Dost marcou 93 golos no Sporting, em 117 jogos. Saiu em 2019 para o Eintracht Frankfurt, jogando depois no Club Brugge, Ultrecht e NEC Nijmegen.

Por Isabel Dantas
10
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Internacional Notícias
Notícias Mais Vistas