Já o Leipzig, de André Silva, não foi além do nulo em Colónia
Union Berlim e Borussia Dortmund, vencedores dos seus jogos deste sábado, colocaram sob forte pressão na Liga alemã de futebol o Bayern Munique, líder até ao início da 19.ª jornada e que só joga no domingo.
O topo do campeonato alemão de futebol ainda está muito pouco definido, com Union Berlim a passar provisoriamente para o topo, com 39 pontos, mais dois do que Bayern e Borussia Dortmund e três do que o Leipzig, que hoje tropeçou com o nulo em Colónia.
Neste momento, a distância do primeiro ao quinto, que é o Eintracht Frankfurt, é de quatro pontos, num campeonato que ficará completamente relançado se o Bayern perder pontos na difícil deslocação de domingo a Wolfsburgo.
O Union Berlim teve alguma dificuldade em ganhar ao Mainz, por 2-1, enquanto o Dortmund batey o Friburgo, por 5-1, com Raphaël Guerreiro a contribuir com três assistências para a goleada.
O internacional português viu um cartão amarelo logo aos cinco minutos, por entrada dura sobre um adversário, o que não diminuiu a sua capacidade lutadora para o resto da partida.
Schlotterbeck adiantou o Borussia, aos 26 minutos, e Holler empatou, aos 45, com o jogo a ir para intervalo igualado.
Na segunda parte, acentuou-se o festival ofensivo da equipa da casa, muitas vezes pelo flanco esquerdo, de Guerreiro.
Adeyemi adiantou o Borussia, aos 48, com o 3-1 a chegar aos 51, pelo costa-marfinense Sébastien Haller, afastado da equipa durante meio ano, para tratamento de cancro.
Um canto de Brandt foi inicialmente afastado pela defesa do Friburgo, após o que Guerreiro centrou de forma perfeita para o cabeceamento certeiro de Haller - um golo muito festejado, com o costa-marfinense a sair passados 10 minutos, para uma natural ovação, tanto mais que hoje se destaca mundialmente a luta contra o cancro.
Aos 69 minutos, Julian Brandt marcou o quarto golo da equipa da casa, a passe de Guerreiro e com um remate forte da zona dos 25 metros.
A goleada completou-se aos 82 minutos: Bynoe-Gittens ganhou um lance na esquerda e passou para Guerreiro, que por sua vez, com um toque subtil, 'ofereceu' o golo a Giovanni Reyna.
Muito mais difícil foi a vitória do Union Berlim, mas o quarto triunfo de seguida no campeonato chega para a liderança provisória.
Com o português Diogo Leite a titular, o Union chegou ao golo aos 32 minutos, por Behrens.
O Mainz empatou aos 79, através de Ingvartsen, de grande penalidade, após o que Siebatcheu, aos 84 minutos, recolocou a equipa da casa na frente do marcador.
Outro dos candidatos ao título, o Leipziz, desperdiçou muitas ocasiões em Colónia e não passou do 0-0. André Silva foi titular, jogando os primeiros 83 minutos.
O também português Aurélio Buta marcou o terceiro, aos 90+1 minutos, na vitória do Eintracht Frankfurt sobre o Hertha Berlim, por 3-0, um resultado que deixa a equipa bem na luta pelo acesso à Liga dos Campeões.
Médio português foi cedido pelo Arsenal no fecho do mercado
Turma germânica perdeu pela primeira vez fora de casa na qualificação para um Mundial
Enorme surpresa em Bratislava
Revista 'Kicker' explica as decisões que acabaram por inviabilizar a saída de St. Juste do Sporting
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United