O Flamengo, de Jorge Jeus, pode conquistar no próximo fim de semana dois troféus. Sábado disputa a final da Taça Libertadores e domingo pode sagrar-se campeão brasileiro caso o Palmeiras não vença na receção ao Grémio. Os adeptos do 'Fla' acreditam que vão festejar os dois títulos seguidos e há algumas coincidências que alimentam essa fé.
No Brasileirão, o Flamengo tem nesta altura 81 pontos. É precisamente esse número que suporta a convição no triunfo. Foi em 1981 que o Flamengo conquistou a Libertadores e o Mundial de Clubes.
Depois, explicam os fãs do Mengão, o Flamengo conquistou a Taça Libertadores de 1981 no dia 23 de novembro, precisamente o mesmo dia em que se joga a final deste ano. Em 1981, o Flamengo venceu o Cobreloa por 2-0, com dois golos de Zico. Os brasileiros recordam ainda que essa partida decisiva foi realizada em Montevideo, no Uruguai, ou seja em estádio neutro, o mesmo que irá acontecer agora. O embate com o River Plate joga-se no Estádio Nacional de Lima, no Peru.
Fé à parte, em todos este números coincidentes há um que certamente não se vai repetir. Caso o Flamengo vença o River Plate e vá à final do Mundial de Clubes, esse jogo decisivo está marcado para o dia 21 de dezembro. Em 1981 o Mengão conquistou o título mundial a 13 de dezembro. O que pode suceder é o adversário ser o mesmo, o Liverpool. Para isso 'basta' que o Flamengo conquiste a Libertadores e consiga ultrapassar o adversário das meias-finais do Mundial (o campeão da Ásia ou o Espérance, da Tunísia) e o Liverpool vença também o seu oponente nas 'meias' (Monterrey, Al Sadd ou Hienghène). Há 38 anos o Flamengo venceu os ingleses por 3-0 na final.
Será que a superstição dos adeptos do Flamengo pode significar algo? Veremos no próximo sábado. O histórico embate entre o Flamengo e o River Plate está marcado para as 20 horas (hora de Portugal Continental).
Por António Carlos. Rio de Janeiro. BrasilCampeonato arranca no final de janeiro
Treinador português deixa o clube brasileiro com os três auxiliares
'Globo Esporte' dá conta que treinador português tomou decisão há vários dias
Gabriel Barbosa, ex-avançado do Benfica, desperdiçou da marca dos onze metros
Gala arranca às 17h, em Doha
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países