1/3
O que se passa com as seleções brasileiras? A 'canarinha' principal não conquista um título mundial desde 2002. Já a seleção Sub-20 foi, pela última vez, campeã em 2011 diante de Portugal e, na competição que ainda está em andamento, foi eliminada na fase de grupos, ficando no último lugar. O selecionador Ramon Menezes, foi demitido pela CBF. Mas o que ninguém pode questionar é a quantidade de bons jogadores que aparecem no futebol brasileiro e muitos saem cedo para jogar fora do país: vejam-se os casos recentes de Anderson (que rumou ao FC Porto), Vinicius Júnior, Rodrygo e Endrick (Real Madrid), Lucas Paquetá (Milan e hoje no West Ham) ou Estevão (Chelsea).
A nova 'joia' que surgiu no Brasil já tem endereço em Portugal, mais precisamente no Casa Pia. Guilherme Gehres tem 16 anos e 1,85 m de altura, é junior da equipa e, uma vez por semana, treina com a equipa principal. Poderá, dentro em breve, alinhar nos jogos da equipa na Liga Betclic. Gehres tem passaporte italiano desde 2023 o que facilitou a sua ida para Portugal, não precisando de esperar para completar 18 anos.
No Brasil, o médio atuava no Corinthians, mas optou, com a família, terminar a sua formação no futebol europeu, uma decisão que o clube brasileiro não aceitou com agrado, uma vez que não queria libertar o jovem jogador que ainda tinha mais um ano e meio de contrato. Gehres acabou por sair de forma amigável em maio deste ano. No currículo trazia o título de campeão da Alcans Cup Sub-16, da cidade de Ribeirão Preto.
Nascido em Brasília, Guilherme foi morar para Florianópolis onde jogou nas escolinhas do Figueirense. Aos 10 anos, passou para a escolinha do Torino, também em Florianópolis, mas em 2022 fez um 'intercâmbio' no próprio Torino, em Turim: os pais do jovem brasileiro rumaram com o filho até Itália e aí moraram também por um tempo para que pudessem tirar a cidadania italiana do filho. O bisavô materno de Guilherme era italiano.
Aos 14 anos foi para São Paulo, onde atuou nos sub-15 do Oeste. No mesmo ano, em 2023, foi direto para os sub-17 do Ponte Preta. Já em 2024 chegava para jogar pelo Corinthians e a partir daí... já se sabe.
Pela sua idade, Guilherme já é tratado como um diamante a ser lapidado e que poderá muito em breve estourar para o mundo do futebol. O Casa Pia poderá ter em mãos um futuro internacional canarinho.
Por António Carlos. Rio de Janeiro. BrasilTreinador português entende que os seus direitos não foram respeitados durante a passagem pelo clube
Médio da equipa de juniores tem também passaporte italiano
Luiz Eduardo Baptista acredita no trabalho do treinador
Jogador do Corinthians acabou por viajar e ainda marcou pela Holanda (4-0)
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Ivan Klasnic, atualmente com 45 anos, já foi submetido a três transplantes de rins
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos
Triunfo indiscutível por 5-0
Red devils venceram o jogo e o treinador respira de alívio... por enquanto
Morgan Rogers (3'), Watkins (11') e Saka (20') fabricaram o triunfo inglês por 3-0