É normal um desportista perder alguns quilos quando está a competir, mas há quem consiga literalmente 'rebentar' a escala nesse particular. É o caso do brasileiro Hulk, que segundo o fisiologista do Atlético Mineiro é capaz de perder cinco quilos a cada jogo ou atividade mais intensa, por conta do desgaste a que é submetido. Ainda assim, Roberto Chiari explica que a situação não é negativa. Bem pelo contrário. Mas obriga, de qualquer das formas, a atenção redobrada.
"Ele transpira muito, isso não quer dizer que seja mau. Na verdade o atleta que transpira muito usa do mecanismo mais eficiente de dissipar o calor do corpo, que é através da sudorese. Esse suor, quando evapora, faz com que o atleta possa perder o calor do corpo de uma forma mais eficiente. Então, perder muitos quilos desidratando através da sudorese não é o problema. Isso requer apenas que tenhámos uma atenção redobrada com a hidratação", explicou Chiari, à TV Galo.
E nesse aspeto da hidratação, o fisiologista explica que o clube sabe desde já que Hulk tem de ser o primeiro a hidratar-se. "O nosso massagista, que está ao lado do campo, já sabe que a cada paragem no treino o primeiro jogador que tem de receber água ou isotónico é o Hulk, porque vai desidratar muito. Nós percebemos que ele tem perdido muito peso a cada treino, mas graças a Deus que não tem chegado a esses quilos. Talvez pela eficiência dos nossos massagistas que estão sempre ali oferecendo a hidratação. Mas para termos a certeza disso, temos que incentivar a hidratação depois do treino. E no dia seguinte ele volta com o mesmo peso que tinha antes do treino. É uma questão de conseguir levar tudo numa boa e ele acaba por não ter prejuízo nenhum", concluiu.
Por RecordAgente do jogador diz que, neste momento, o mais importante é terminar bem a temporada
Selecionador brasileiro questionado sobre a reação intempestiva do extremo após ser substituído no clássico com o Barcelona
Médio do Estoril venceu três vezes a mais importante competição de clubes da América do Sul
Treinador português rodou alguns jogadores depois da histórica reviravolta na Libertadores
Diário Tuttosport anunciou os vencedores antes da gala final que terá lugar em dezembro. Jorge Mendes também deixou uma mensagem
Norte-americano tinha 75 anos
Interrogatório do Juventus-Sporting
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão
Tinha 54 anos e lutava contra um cancro