O presidente da Rússia, Vladimir Putin, reagiu esta sexta-feira à morte de Pelé, ocorrida na quinta-feira, aos 82 anos, afirmando que guardará "as melhores recordações" do ex-futebolista brasileiro, único a conquistar três títulos mundiais.
"Edson Arantes do Nascimento é um filho insigne do povo brasileiro. Graças ao seu talento único e à sua forma de jogar encantadora, o futebol tornou-se o desporto favorito de milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo a Rússia", observou Putin, numa nota enviada ao presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.
O presidente russo assinalou que teve a felicidade de conhecer pessoalmente Pelé, em 2017, na última deslocação à Rússia do antigo jogador, considerado por muitos o melhor de sempre: "Guardarei as melhores recordações dele", revelou.
Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, morreu na quinta-feira, aos 82 anos, no hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, na sequência da "falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do cancro do cólon associado à sua condição clínica prévia", segundo aquele estabelecimento hospitalar, em comunicado.
Pelé estava internado desde o dia 29 de novembro no naquele hospital para tratamento de quimioterapia a um tumor no cólon e tratamento de infeção respiratória, e o seu estado de saúde agravou-se na última semana.
Pelé, nascido a 23 de outubro de 1940 na cidade Três Corações, em Minas Gerais, foi o único futebolista três vezes campeão do mundo, em 1958, 1962 e 1970, marcou 77 golos nas 92 internacionalizações pela seleção brasileira e jogou pelo clube brasileiro Santos e pelo New York Cosmos, dos Estados Unidos.
Foi ainda ministro do Desporto no governo de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 1998 e eleito o desportista do século pelo Comité Olímpico internacional (1999) e futebolista do século pela FIFA (2000).
Contratado ao Casa Pia em fevereiro, o português tem estado em evidência no Brasil e faz uma balanço muito positivo
José Boto (futebol profissional) e Alfredo Almeida (formação) dão cartas no clube brasileiro
Antigo avançado de FC Porto e Sporting lembrou problemas com a droga e o álcool
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Tudo aconteceu na final da Leagues Cup diante dos Seattle Sounders
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo