Luis de la Fuente vai anunciar na próxima sexta-feira a lista de convocados da seleção de Espanha para o duplo compromisso diante da Holanda, a contar para os 'quartos' da Liga das Nações. O selecionador espanhol poderá receber alguma 'inspiração' de um estudo levado a cabo pela Olocip, que preparou uma convocatória recorrendo à inteligência artificial, com um mecanismo que se baseou puramente no desempenho desportivo de cada atleta nos seus respetivos campeonatos.
A empresa de análise de rendimento desportivo, que na sua investigação avaliou a qualidade das ações de cada jogador e como favorecem a sua equipa, chegou a conclusões inesperadas, partilhadas pela 'Marca'.
As surpresas começam logo na baliza, com os três 'convocados' a serem guarda-redes que não tem qualquer internacionalização pela 'La Roja': David Soria, Sergio Herrera e Joan García (o único que já vestiu a camisola da seleção, mas somente nas camadas jovens). Esta escolha inusitada deixa de fora os habituais selecionados Unai Simón (Athletic Bilbao) - titular na conquista do Euro'2024 -, David Raya (Arsenal) e Robert Sánchez (Chelsea) ou Alex Remiro (Real Sociedad), bem como nomes consagrados como Kepa Arrizabalaga e David de Gea, que alinham agora no Bournemouth e na Fiorentina, respetivamente.
Na defesa as escolhas foram mais pacíficas, mas ainda com algumas exclusões pouco expectáveis, com o ex-Benfica Alex Grimaldo, agora no B. Leverkusen, a ficar de fora, bem como Robin Le Normand (At. Madrid) e Aymeric Laporte (Al Nassr) que foram a dupla de centrais titular no último Europeu.
No meio-campo, nomes óbvios como Dani Olmo, Pedri e Zubimendi estão presentes, mas também está Mikel Jauregizar, jovem promessa do Athletic Bilbao de 21 anos. Chama a atenção a falta do normalmente imprescindível Fabían Ruiz (PSG) e dos craques em ascensão no Barcelona, Gavi e Marc Casadó.
Nas escolhas para os atacantes, saltam à vista dois nomes ligados ao campeonato português, o primeiro é Samu, ponta-de-lança do FC Porto, e Rafa Mujica, que alinhou pelo Arouca entre 2022/23 e 2023/24 e milita atualmente no Al Sadd do Qatar, que não tem qualquer internacionalização. Outros avançados sem qualquer experiência internacional, 'chamados' pela Olocip são Assane Diao, Rodri Sánchez e Sandro Ramírez. Mikel Oyarzabal (Real Sociedad), o marcador do golo do triunfo (2-1) na final do Europeu, diante da Inglaterra, ficou de fora, tal como Ferran Torres (Barcelona), Joselu (Al Gharafa) ou Yeremy Pino (Villarreal), habitualmente presentes nas contas de la Fuente.
Sugestão de 24 convocados da Olocip:
Guarda-redes:
Sergio Herrera (Osasuna)
Joan García (Espanhol)
David Soria (Getafe)
Defesas:
Dani Vivian (Athletic)
Dean Huijsen (Bournemouth)
Iñigo Martínez (Barcelona)
Marc Cucurella (Chelsea)
Pau Cubarsí (Barcelona)
Óscar Mingueza (Celta de Vigo)
Pedro Porro (Tottenham)
Angeliño (Roma)
Médios:
Alex Baena (Villarreal)
Sancet (Athletic)
Pedri (Barcelona)
Zubimendi (Real Sociedad)
Dani Olmo (Barcelona)
Mikel Jauregizar (Athletic)
Avançados:
Rodri Sánchez (Al Arabi)
Lamine Yamal (Barcelona)
Nico Williams (Athletic)
Assane Diao (Como)
Rafa Mujica (Al Sadd)
Ayoze Pérez (Villarreal)
Samu (FC Porto)
Sandro Ramírez (Las Palmas)