Jenni Hermoso voltou a falar em público depois do caso Rubiales, que abalou a federação espanhola depois do Mundial feminino. A jogadora, campeã do Mundo na Austrália, esteve num evento no México e, embora não tenha feito referência de forma direta a toda a polémica gerada em torno do beijo do ex-presidente da federação, deixou algumas mensagens implícitas e acabou por ser ovacionada.
"Não fomos campeãs para alcançar um troféu que fica nas vitrinas, para receber uma compensação e aparecer em primeiras páginas que ficam depois esquecidas com o tempo. Fomos campeãs do Mundo porque era a única forma que nos restava para sermos ouvidas, respeitadas e valorizadas. A minha seleção mudou a forma como muitas pessoas viam o futebol feminino. Estou certa que milhões de raparigas em todo o mundo se identificaram com este grupo de jogadoras valentes, comprometidas e honradas, que em cada passo que deram pensaram sempre no futuro de todas elas", explicou a avançada, de 33 anos.
"Aconteceram muitas coisas desde então, quiçá sacrificámos muitas alegrias, alguma celebração e, sem o merecer, sofremos além da conta num momento histórico para nós. Tenho a certeza que temos uma responsabilidade enorme para com as novas gerações. A todas essas pessoas que não têm modo de se fazer ouvir quero dizer-lhes que esta luta é de todos. Ganhámos no campo e fora dele para assegurarmos um desporto e uma sociedade inclusivos, que nos protejam a todos. E a todo o Mundo quero dizer: acabou! Sou Jenni Hermoso, sou jogadora de futebol e sou essa menina que conseguiu ser campeã do Mundo", concluiu.
Recorde-se que na cerimónia da entrega de medalhas do Mundial, na Austrália, Luis Rubiales, então presidente da federação espanhola de futebol, beijou Jenni Hermoso na boca, o que gerou enorme polémica. Rubiales acabou por ser suspenso pela FIFA, perdeu os cargos que tinha na UEFA e deixou a federação.
Grupo conclui revestimento interior do átrio de uma das entradas VIP do Santiago Bernabéu cujo custo já vai em 1,35 mil milhões
Clube basco confirma que a inscrição do defesa não foi aprovada após erro no fecho de mercado
Central ex-FC Porto garante chegar à Andaluzia na melhor forma
Dani Rodriguez falou ainda abertamente da titularidade de um colega
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes
Norte-americano Greg Louganis vendeu a casa e partiu para o Panamá para uma jornada de autodescoberta
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo