_
Arturo Vidal, um dos jogadores mais experientes e influentes no plantel do Barcelona, lançou este domingo duras críticas ao modelo que o clube catalão tem seguido nas últimas épocas. Em entrevista ao 'La Tercera', o médio chileno diz que o Barça "tem de mudar muitas coisas" e considera que tem existido uma aposta excessiva em jogadores da 'cantera'.
"Uma equipa, que na minha opinião é a melhor do mundo, não pode ter 13 jogadores profissionais e os restantes serem jovens. Não é que eles não mereçam estar lá, mas um clube desta dimensão tem de haver competitividade por quem é melhor e quem tem de jogar. Todas as equipas têm 23 jogadores para lutar por um lugar, crescer e melhorar todos os dias. Estás muito enganado se achas que com o teu ADN chegas e ganhas sempre", afirmou o jogador de 33 anos.
Vidal garante, por isso, que a situação não será resolvida com a simples saída de alguns jogadores. "Claramente o problema não está só nos jogadores. É algo muito maior e há coisas que não estão a ser bem feitas. Há que mudar e melhorar. Mas não é fácil. Não basta chegar, mudar os maiores e esperar que as coisas mudem", justificou.
O internacional chileno admitiu ainda que Messi, que estará de saída do Camp Nou, precisa de melhores jogadores ao seu redor. "Há muitos bons jogadores. Temos o Messi que é o número um e um extraterrestre, mas ele precisa de ajuda, precisa de jogadores que melhorem a equipa e dêem melhores resultados", explicou.
Goleada histórica aos pés do Bayern
Antes de chegar à Catalunha, no verão de 2018, Vidal passou 3 épocas no Bayern Munique e abordou a goleada histórica sofrida pelo Barça diante dos bávaros, na Liga dos Campeões. "Foi muito doloroso não poder chegar à final e a forma como tudo aconteceu. Antes do jogo eu tinha fé no que poderia acontecer. Mas por muito que se queira esconder as coisas, a verdade é que a equipa não estava bem há muito tempo...", afirmou.
"O Barça fez coisas que não correspondem a uma equipa de primeiro nivel. E depois acontecem estas coisas quando se defronta uma equipa organizada, com mentalidade vencedora, jogadores fisicamente preparados e com um sistema de jogo rigoroso. Quando estás fraco em termos mentais e físicos, isso acaba por fazer a diferença", acrescentou. Vidal.
Médio do Barcelona distinguido pela FIFPRO
'As' escreve esta quinta-feira que alemão não está entre os candidatos para suceder a Álvaro Arbeloa
Nobel Mendy tem 21 anos
Gyokeres e Alvarez marcaram os golos da segunda meia final da Champions
A partir de 2027/28, Portugal terá três equipas na Liga dos Campeões. Sport TV tem as duas primeiras escolhas, com a DAZN a reforçar a transmissão e a garantir a exclusividade na Liga Europa e Conference
Ex-Benfica converteu penálti na vitória (3-0) do Rosario Central na Venezuela
NAC Breda processa Federação devido à nacionalidade de um jogador do Go Ahead Eagles
Internacional inglês está no Ipswich
Antigo internacional colombiano estudou medicina dentária antes de ser jogador de futebol
Internacional português decisiva no apuramento do Aktobe para os quartos de final