Jorge Mendes foi desafiado a falar sobre Lamine Yamal. O comportamento fora dos relvados e as mais recentes declarações sobre o Real Madrid antes do El Clásico (2-1) têm dado muito que falar em Espanha e não só, mas o empresário do jovem jogador do Barcelona, de apenas 18 anos, considera que não é preciso haver tanto alarido.
"Não entendo o ruído em torno de Lamine Yamal. Todos nós já tivemos 18 anos e já fomos jovens. Como disse o presidente Laporta, o que temos de fazer é apoiá-lo e ajudá-lo ao máximo porque é um grande património do clube. Lamine é o jogador de quem todos falam a nível mundial, há consenso de que é o grande futebolista do presente e do futuro. Ter toda a gente atenta a si também é uma grande responsabilidade e uma grande pressão. Está a lidar muito bem com isso e temos de continuar a ajudá-lo, e uma forma de o fazer é concentrar-se exclusivamente no seu trabalho", disse o empresário português, citado pelo 'Mundo Deportivo'.
E prosseguiu, deixando elogios ao extremo: "Lamine sabe perfeitamente aquilo que tem de fazer dentro e fora do campo e é isso que está a fazer: concentrar-se em trabalhar tranquilamente e não falar muito. É um rapaz muito inteligente e muito trabalhador. Tem um problema físico que está a tentar resolver com o clube da melhor maneira possível enquanto joga e isso é o mais importante, que se recupere bem e possa dar o máximo à equipa. É um rapaz muito inteligente e aprende todos os dias. Falar muito pouco e concentrar-se no trabalho é fundamental. O que Lamine faz de melhor é falar em campo, ele faz isso como ninguém, como se viu no jogo contra o Club Brugge. Em cada jogo, faz pelo menos uma obra de arte que só alguém predestinado a chegar ao topo é capaz de fazer".
As comparações com outros futebolistas são recorrentes, mas Jorge Mendes defende que não devem existir: "Lamine é único, não se deve compará-lo a ninguém, como sempre diz. Tem de trilhar o seu próprio caminho e está a fazê-lo muito bem. Mas é óbvio que há jogadores como Messi e Cristiano Ronaldo que são referências para todos pela forma tão profissional como conduziram a sua carreira, pelo quão longe chegaram e porque ainda continuam a ter um grande rendimento. Outro grande exemplo para os jovens é Iniesta. Lamine Yamal tem de continuar a crescer para se tornar o melhor jogador das próximas duas décadas e não apenas o melhor durante quatro ou cinco anos. Está num grande clube, o Barcelona, que é o melhor lugar para alcançar os seus objetivos".
Esta temporada, em 10 jogos, Lamine Yamal soma 5 golos e 5 assistências.