Quique Setién deixou o comando técnico do Barcelona no passado mês de agosto, depois de meio ano sem sucesso em Camp Nou. A sua relação com Lionel Messi foi azedando e o treinador admitiu agora que o astro argentino tem um tremendo peso no clube, inclusivamente nas decisões relacionadas com o futuro dos treinadores.
Numa conversa com Vicente Del Bosque no 'El Pais', Setién revelou mais sobre a personalidade de Messi. "O Leo é difícil de gerir e quem sou eu para mudá-lo. Se o aceitaram como é durante anos e nunca o mudaram... (...) Existe uma outra faceta que não a de jogador e que é mais complicada de gerir. Muito mais. Algo inerente a muitos desportistas, como se viu no documentário do Michael Jordan [The Last Dance]. Vês coisas que não esperavas", começou por dizer o timoneiro espanhol, de 62 anos.
"Ele é muito reservado mas faz-te ver como quer as coisas. Não fala muito. Mas manda-te o olhar, isso sim", continuou Setién, abordando o poder que os jogadores, entre eles Messi, têm no futebol atual: "Quando saí apercebi-me que deveria ter tomado opções diferentes mas há algo que está acima de ti: o clube e os adeptos. Por cima do presidente, do jogador e do treinador. É aos adeptos que deves o maior respeito. Há milhões de pessoas que pensam que o Messi, ou outro qualquer jogador, é mais importante que o clube e o treinador."
A frase de Martino
Del Bosque fez questão de recordar uma célebre frase de Gerardo Martino, outro ex-treinador do Barcelona, a Messi: "já sei que podes despedir-me a qualquer momento mas não preciso que o demonstres todos os dias". E Setién não podia ter sido mais claro.
"Não preciso que ma digas. Vivi isso. Tive experiências em dose suficiente para ter uma noção exacta de como é este e outros rapazes", concluiu.
Por RecordAvançado polaco tem contrato até 30 de junho de 2026
Treinador do Amora trabalhou com o capitão do Barcelona em Guimarães e em Alvalade
Técnico treinou o capitão do Barcelona quando chegou a Portugal para representar o V. Guimarães
Passa a ter 7 pontos de vantagem (e mais um jogo) para o Real Madrid
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo