Antigo treinador do Barcelona fala do poder que o camisola 10 tem no clube e na influência que exerce sobre a estrutura
Quique Setién deixou o comando técnico do Barcelona no passado mês de agosto, depois de meio ano sem sucesso em Camp Nou. A sua relação com Lionel Messi foi azedando e o treinador admitiu agora que o astro argentino tem um tremendo peso no clube, inclusivamente nas decisões relacionadas com o futuro dos treinadores.
Numa conversa com Vicente Del Bosque no 'El Pais', Setién revelou mais sobre a personalidade de Messi. "O Leo é difícil de gerir e quem sou eu para mudá-lo. Se o aceitaram como é durante anos e nunca o mudaram... (...) Existe uma outra faceta que não a de jogador e que é mais complicada de gerir. Muito mais. Algo inerente a muitos desportistas, como se viu no documentário do Michael Jordan [The Last Dance]. Vês coisas que não esperavas", começou por dizer o timoneiro espanhol, de 62 anos.
Relacionadas
"Ele é muito reservado mas faz-te ver como quer as coisas. Não fala muito. Mas manda-te o olhar, isso sim", continuou Setién, abordando o poder que os jogadores, entre eles Messi, têm no futebol atual: "Quando saí apercebi-me que deveria ter tomado opções diferentes mas há algo que está acima de ti: o clube e os adeptos. Por cima do presidente, do jogador e do treinador. É aos adeptos que deves o maior respeito. Há milhões de pessoas que pensam que o Messi, ou outro qualquer jogador, é mais importante que o clube e o treinador."
A frase de Martino
Del Bosque fez questão de recordar uma célebre frase de Gerardo Martino, outro ex-treinador do Barcelona, a Messi: "já sei que podes despedir-me a qualquer momento mas não preciso que o demonstres todos os dias". E Setién não podia ter sido mais claro.
"Não preciso que ma digas. Vivi isso. Tive experiências em dose suficiente para ter uma noção exacta de como é este e outros rapazes", concluiu.
Nome do antigo craque do Barcelona foi retirado do proces
Catalães voltam aos triunfos na Liga dos Campeões, mas seguem em zona de playoff
Internacional espanhol anotou um hat trick
Presidente do Barcelona está à frente do clube desde 2021
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Belgas e holandeses também perderam