_
As declarações de Álvaro Arbeloa, treinador do Real Madrid, na antevisão ao jogo da primeira mão do playoff de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Na sala de imprensa do Estádio da Luz, o técnico dos merengues assumiu estar à espera de "um jogo diferente" ao que se realizou há cerca de três semanas e terminou com uma vitória do Benfica por 4-2, um resultado que sublinha não ter deixado nos jogadores uma 'fome de vingança' para o duelo de amanhã.
Amanhã chega um momento-chave da temporada...
"Sabemos e estamos muito conscientes da dificuldade do jogo de amanhã, do ambiente no estádio e da mentalidade do adversário. Temos de fazer um grande jogo se amanhã se quisermos seguir ganhá-lo, é o que vamos tentar fazer, tentar tirar o melhor de nós próprios."
Convidou Mourinho a sentar-se no sofá cinzento?
"Não... bem, se o convidar será para comer. Não precisa de sentar-se no sofá cinzento. Temos uma boa relação, como todos sabem. Somos amigos e desejamos o melhor um ao outro."
Seria uma boa ideia Mourinho voltar a ser treinador do Real Madrid?
"Como acabei de responder, o que eu posso dizer é que lhe desejo o melhor. Quero eliminar o Benfica e depois não me importo que ganhem tudo. Quero desejar o melhor a ele e a toda a sua família."
Qual é a percentagem de mérito de Arbeloa nesta série de vitórias?
"Não estou a pensar muito em percentagens. Tenho visto uma grande predisposição de todos os jogadores. É muito mais fácil ser treinador do que ser jogador, é mais fácil dizer o que fazer do que fazê-lo. Para mim, grande parte do mérito será sempre deles. Todos os jogadores estão a preparar este jogo como se fosse o último, como se fosse uma final. A equipa tem tido bons resultados, tem tido um bom rendimento, mas acreditamos sempre que podemos fazer algo mais."
O que dirá aos jogadores no discurso de amanhã?
"O nosso discurso é sempre futebolístico, como temos de fazer as coisas. Para ganhar os jogos, temos de fazer muitas coisas bem. Temos de ter a concentração sempre no máximo. Temos de defender bem, principalmente as bolas paradas, que serão importantes para o jogo de amanhã."
Que Benfica espera amanhã?
"Espero um Benfica com mais possibilidades individuais, uma vez que tem jogadores diferentes, mas acredito que a alma do Benfica será muito parecida à alma que vimos há cerca de três semanas. Têm um líder que marca muito bem o caminho. Esperamos um Benfica que nos vá colocar as coisas muito complicadas. Temos de igualar o grande nível que teremos certamente pela frente."
Mourinho disse que esperava "algo extra" do Real Madrid. Existe uma fome de vingança?
"Não, pensamos sempre em ganhar. O nosso objetivo não é simplesmente ganhar ao Benfica, mas sim ganhar a Liga dos Campeões. O nosso objetivo não é eliminar o Benfica, é ganhar a competição. Passar a eliminatória não é uma vingança, mas sim um objetivo."
A receção dos jogadores desde que chegou ao banco
"Receberam-me muito bem desde o primeiro dia. Tentámos ligar-nos e o objetivo deles é como o meu: ganhar. A predisposição dos jogadores tem sido muito boa desde que cheguei. Não temos muito tempo de trabalho juntos, mas não posso pedir mais entrega dos jogadores."
Mourinho surpreendeu-o no primeiro jogo? Demorou muito tempo a tentar perceber como pode surpreender o Benfica?
"Não. Não acredito que Mourinho me possa surpreender porque sei perfeitamente do que é capaz. Já disse aqui que me dava igual se apresentassem com a equipa da Youth League, porque sei que a intensidade será máxima. Sei qual é a intensidade que o Benfica vai incutir no terreno de jogo. Temos de estar preparados para isso amanhã. Ninguém vai surpreender-me de nada. Sabemos que são capazes de jogar ainda melhor do que mostraram. Para nós, é muito claro o desafio que vamos ter pela frente."
Que ilações tirou desse jogo na Luz?
"Esse jogo [da última jornada da fase regular] já está analisado. Amanhã será um jogo totalmente diferente. Queremos ganhar, esse será o nosso objetivo para o jogo de amanhã."
Tchouaméni, Camavinga e Valverde formam um meio-campo mais sólido?
"É muito difícil hoje em dia jogar bem futebol se não formos compactos e não soubermos defender bem. Temos de ser capazes de fazer tudo bem e para isso é preciso ter muita concentração. Acho que os três estão a fazer um trabalho fantástico. São três jogadores de qualidade mundial e têm estado muito bem. O trabalho defensivo da equipa não depende só deles, é trabalha de mais dez jogadores."
Mbappé está apto para o jogo de amanhã?
"Veio connosco, está a treinar e amanhã verão se joga ou não."
Como acredita que o Bernabéu irá receber Mourinho no jogo da segunda mão?
"Creio que o vão receber com uma grande ovação, porque todo o madridismo está ciente de tudo o que Mourinho fez pelo clube: deu tudo e um bocadinho mais. Portanto, espero que seja recebido com uma ovação."