Sábado, na receção ao Valladolid, Cristiano Ronaldo irá falhar o 29.º encontro desde que chegou ao Real Madrid, num total de 246 jogos já disputados pelos merengues. O português participou, então, em 217 desses encontros, sendo sempre um elemento decisivo. Mesmo assim, atendendo a uma análise feita aos resultados sem o português, os blancos parecem saber resolver a ausência da principal estrela.
Primeiro de tudo, de referir que em 16 ocasiões o craque merengue ficou de fora a contas com um problema físico (11 delas na época 2009/10). Foram ainda mais 9 por opção técnica (Mourinho foi o responsável por todas...), enquanto houve 3 jogos em que falhou por estar castigado.
Olhando agora para os resultados, o clube madrileno conseguiu 18 vitórias, 4 empates e 6 derrotas nos jogos sem o dianteiro natural da Madeira, mas há um aspeto a ter em conta: alguns jogos que falhou foram contra formações de valor inferior e até mesmo de categorias secundárias. No entanto, foi precisamente uma equipa secundária a aplicar a pior goleada do Real sem CR7. Foi o Alcorcón, do 3.º escalão, que a 27 de outubro de 2009 goleou por 4-0, numa eliminatória da Taça do Rei.
A lesão mais grave
O mais longo período de ausência ocorreu em 2009/10, conforme referimos acima, com dez partidas sem dar o seu contributo ao emblema merengue, em face de uma entorse no tornozelo direito. Lesionou-se diante do Marselha, partida em que marcou dois golos, falhando a dezena de encontros seguinte, onde os merengues venceram metade.
Depois, os períodos mais longos foram sempre de dois jogos - como irá suceder agora... Primeiro, também 2009/10, quando perdeu os embates com Deportivo e Espanyol, castigado pelo cartão vermelho diante do Málaga. 2010/11 trouxe nova dupla paragem, em março, com Racing Santander e Hércules. Por fim, já em 2012/13, com decisão técnica de José Mourinho, numa altura em que ambos estavam de costas voltadas, falhou os dois últimos encontros da Liga, diante de Real Sociedad e Osasuna.
REAL MADRID SEM RONALDO
*) jogos seguidos de fora
Balanço:
Lesão: 16
Técnico: 9
Castigo: 3
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
Em entrevista ao 'L'Équipe', internacional francês fala também do litígio com o PSG
Merengues não 'engolem' Bola de Ouro entregue no ano passado a Rodri, do Manchester City
Avançado francês sempre foi muito solicitado
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Interrogatório do Hungria-Portugal
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo