O central Samuel Umtiti, campeão do mundo com a França em 2018 e antigo jogador de FC Barcelona e Lyon, terminou a carreira com apenas 31 anos devido problemas físicos, anunciou esta segunda-feira o próprio futebolista nas redes sociais.
"Depois de uma carreira intensa, com altos e baixos, chegou a hora de me despedir. Dei tudo com paixão e não me arrependo de nada", lê-se na página oficial de Samuel Umtiti no Instagram.
O defesa central canhoto deu sobretudo nas vistas primeiro no Lyon (2011 a 2016), seu clube de formação, em que conquistou uma Taça de França, e depois no FC Barcelona (2016 a 2021), com duas ligas espanholas alcançadas, mas o momento alto da carreira aconteceu em 2018, na Rússia, com a França a sagrar-se pela segunda vez na sua história campeão mundial.
Nessa campanha, Umtiti foi titular no centro da defesa gaulesa e teve papel determinante no triunfo por 1-0 sobre a Bélgica, nas meias-finais, ao marcar o único golo da partida. A seleção belga era na altura comandada pelo treinador espanhol Roberto Martínez, atualmente selecionador português.
Nascido em Yaoundé, capital dos Camarões, mas a viver em solo francês desde os dois anos, Umtiti estava sem clube depois de ter rescindido com o Lille por causa de várias lesões, sobretudo nos joelhos.
Por essa razão, em 2024/25 não fez qualquer partida e em, 2023/24, também com o Lille, participou em 13 jogos.
Umtiti é o quinto campeão mundial pela França de 2018 a terminar a carreira, depois de Raphael Varane, Blaise Matuidi, Adil Rami, que ainda chegou a passar pelo Boavista, e Steve Mandada.
Por LusaSamuel Umtiti pendura as chuteiras devido a problemas físicos
Afonso Moreira não saiu do banco de suplentes
Gonçalo Ramos e Vitinha foram titulares; João Neves e Nuno Mendes saíram do banco na segunda parte
Lyon e o campeão Paris Saint-Germain ainda não jogaram nesta ronda
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Clube grego anunciou saída do português
Lendas de Portugal jogam com lendas mundias para angariação de fundos
Triunfo por 1-0 frente ao Aktobe
Brasileiro é um dos homens de confiança do treinador português em Old Trafford
Emblema de Atenas foi surpreendido frente ao modesto Kifisia e os adeptos não perdoaram a equipa no final