Dramático e cruel. É isso que se pode dizer sobre a forma como foi decidida este domingo a derradeira posição de descida direta à Ligue 2. Com o Clermont já condenado, a derradeira jornada colocava Lorient e Metz numa disputa intensa por saber quem escapava.
O Metz entrava em campo com vantagem de 3 pontos sobre o Lorient (29 contra 26), mas tinha uma visita do campeão Paris SG, o que complicava as coisas. Já o Lorient recebia o já despromovido Clermont, mas com a necessidade absoluta de marcar golos. Muitos golos. Isto porque tinha uma desvantagem de 7 golos na diferença, que é o primeiro critério de desempate na Ligue 1.
Para se 'safar', o Lorient teria então de ganhar e, conjugando ambos os resultados, inverter essas contas. Por exemplo: ganhar por 6-0 e o Metz perder por 2-0.
O resultado do Metz aconteceu mesmo. Com dois golos na primeira metade, o Paris SG resolveu a questão e deixava o Lorient a sonhar. Ao intervalo o marcador no duelo com o Clermont deixava parte do caminho feito, também com vantagem de 2-0. Havia mais 4 golos a marcar ou, em alternativa, esperar uma ajuda do PSG. O PSG não ajudou, mas o Lorient fez (parte) da sua parte. Três golos na segunda parte foram marcados e o marcador ficou em 5-0.
Veio o apito final e era hora das contas. E aí foi necessário ir mesmo ao livro das regras do campeonato (que certamente todos já tinham decorado em ambos os campos). De forma incrível, havia empate na diferença de golos: -23 para as duas equipas.
O critério seguinte eram os pontos no confronto direto. Novo empate: 3 pontos para cada lado, pelas vitórias do Metz em Lorient por 3-2 e do Lorient em Metz por 2-1.
Critério seguinte, a diferença de golos no confronto direto. Novo empate: 0-0.
Critério seguinte: número de golos marcados no confronto direto. Novo empate: 4-4.
Já vamos no quinto... e aí surgiu a resposta de quem desce diretamente. O número de golos marcados fora no confronto direto. E aí, por ter ganho por 3-2 em Lorient, e ter perdido por 2-1 em casa, o Metz acabou a celebrar.
Ou então a respirar por mais uns dias, antes de disputar uma verdadeira final com a equipa que vencer o playoff do segundo escalão.
Sem jogar pelo clube desde agosto, francês está de volta, mas João Neves segue de fora
Inglês marcou quatro diante do Le Havre mas italiano pretende ver melhorias
Franceses vão chegar a Lisboa moralizados pelas cinco vitórias consecutivas e subida à liderança isolada da Ligue 1
Encontro da fase de liga da Champions realiza-se na próxima quarta-feira
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
A vitória diante do Gotemburgo garantiu o título à equipa da pequena vila de Hällevik
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional