_
Dramático e cruel. É isso que se pode dizer sobre a forma como foi decidida este domingo a derradeira posição de descida direta à Ligue 2. Com o Clermont já condenado, a derradeira jornada colocava Lorient e Metz numa disputa intensa por saber quem escapava.
O Metz entrava em campo com vantagem de 3 pontos sobre o Lorient (29 contra 26), mas tinha uma visita do campeão Paris SG, o que complicava as coisas. Já o Lorient recebia o já despromovido Clermont, mas com a necessidade absoluta de marcar golos. Muitos golos. Isto porque tinha uma desvantagem de 7 golos na diferença, que é o primeiro critério de desempate na Ligue 1.
Para se 'safar', o Lorient teria então de ganhar e, conjugando ambos os resultados, inverter essas contas. Por exemplo: ganhar por 6-0 e o Metz perder por 2-0.
O resultado do Metz aconteceu mesmo. Com dois golos na primeira metade, o Paris SG resolveu a questão e deixava o Lorient a sonhar. Ao intervalo o marcador no duelo com o Clermont deixava parte do caminho feito, também com vantagem de 2-0. Havia mais 4 golos a marcar ou, em alternativa, esperar uma ajuda do PSG. O PSG não ajudou, mas o Lorient fez (parte) da sua parte. Três golos na segunda parte foram marcados e o marcador ficou em 5-0.
Veio o apito final e era hora das contas. E aí foi necessário ir mesmo ao livro das regras do campeonato (que certamente todos já tinham decorado em ambos os campos). De forma incrível, havia empate na diferença de golos: -23 para as duas equipas.
O critério seguinte eram os pontos no confronto direto. Novo empate: 3 pontos para cada lado, pelas vitórias do Metz em Lorient por 3-2 e do Lorient em Metz por 2-1.
Critério seguinte, a diferença de golos no confronto direto. Novo empate: 0-0.
Critério seguinte: número de golos marcados no confronto direto. Novo empate: 4-4.
Já vamos no quinto... e aí surgiu a resposta de quem desce diretamente. O número de golos marcados fora no confronto direto. E aí, por ter ganho por 3-2 em Lorient, e ter perdido por 2-1 em casa, o Metz acabou a celebrar.
Ou então a respirar por mais uns dias, antes de disputar uma verdadeira final com a equipa que vencer o playoff do segundo escalão.
Médio português é a grande dúvida na cabeça de Luis Enrique
Equipa do treinador português esteve em superioridade numérica desde os 19 minutos
O adversário do Sporting visto à lupa
Formação marselhesa venceu por 5-2
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Fabiana Edith Muñoz tem 42 anos, sofre de esquizofrenia e está a ser procurada pelas autoridades
Antigos internacionais portugueses tomaram posse esta quinta-feira
Viktor Onopko destacou-se pelo Real Oviedo na década de 90
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Notícia foi avançada pelo site cazaque 'Sports'