Bernardo Silva, jogador do Manchester City, explicou como contornou na sua carreira o facto de não ser alto. O português deu o exemplo de craques que também eram baixos e conseguiram deslumbrar no futebol. O segredo estava na cabeça.
"Era sub-17 quando começou a era de Guardiola no Barcelona. Ver jogadores como Messi, Iniesta e Xavi dava-me mais força para continuar. Porque eu estava sem jogar por ser mais pequeno do que os meus colegas. Por isso, ver a melhor equipa do Mundo com três dos melhores jogadores do Mundo e que eram quase mais baixos do que eu... Claro que para jogar tens de estar bem fisicamente, mas há características que dependem da posição. No centro da defesa precisas de ser mais alto e nas alas tens de ser mais rápido. Mas o mais importante no futebol é a cabeça, as decisões que um jogador toma. Perceber na altura certa se tens de meter a bola para a esquerda ou direita, com mais ou menos força, mais ou menos efeito. Essa é a grande diferença entre os grandes jogadores e os outros", referiu em entrevista ao 'El País'.
O internacional luso referiu ainda que o futebol ofensivo do Manchester City é apoiado também na defesa, porque tudo está interligado: "Muita gente acha que os avançados atacam e os defesas defendem. Mas isso é mentira. Porque se os defesas não fizerem bem o seu trabalho de encontrar espaços para os companheiros que têm mais à frente, quem está perto da baliza contrária não vai ter espaço para fazer golos. E se os avançados não pressionarem bem, os defesas também vão ter mais trabalho a defender".
Por fim, o jogador falou do seu estilo de jogo, dando importância ao passe e à capacidade de progredir com bola no terreno: "O passe é o mais importante no futebol porque é o que faz a bola circular e movimenta os adversários para que possas encontrar espaços. Mas o drible ajuda-te a estar tranquilo, a sentir que quando tens a bola nos pés, os defesas não vão conseguir tirá-la. Isso é importante. Gosto muito de ter bola. O drible é uma parte importante do meu futebol".
Defesa central da Seleção Nacional participou numa sessão de sensibilização no Hospital CUF Tejo
Médio argentino assume que a passagem pelos encarnados foi "muito importante"
Lendário treinador dos red devils enumera algumas contratações que, na sua opinião, têm feito a diferença
Sterling, Jack Grealish, Lindelof ou Alexander Isak foram as mais recentes vítimas. Grupos organizados prometem não parar por aí
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher
Record esteve na edição de Lisboa e conta-lhe tudo sobre esta forma de atuar no mercado de transferências
Osvaldo Costa começou carreira com o avançado do Club Brugge no futsal do modesto Núcleo de Sintra
Seleção Nacional goleia Arménia e está no Mundial'2026
Série 2 da segunda divisão da AF Lisboa teve direito a um jogo muito especial
Organismo reforçou vigilância das redes sociais e denunciou 11 pessoas por esta conduta às autoridades internacionais