Bernardo Silva: «O mais importante no futebol é a cabeça»

Jogador do Manchester City fala do seu estilo de jogo e de como contornou o facto de ser baixo

• Foto: Reuters

Bernardo Silva, jogador do Manchester City, explicou como contornou na sua carreira o facto de não ser alto. O português deu o exemplo de craques que também eram baixos e conseguiram deslumbrar no futebol. O segredo estava na cabeça.

"Era sub-17 quando começou a era de Guardiola no Barcelona. Ver jogadores como Messi, Iniesta e Xavi dava-me mais força para continuar. Porque eu estava sem jogar por ser mais pequeno do que os meus colegas. Por isso, ver a melhor equipa do Mundo com três dos melhores jogadores do Mundo e que eram quase mais baixos do que eu... Claro que para jogar tens de estar bem fisicamente, mas há características que dependem da posição. No centro da defesa precisas de ser mais alto e nas alas tens de ser mais rápido. Mas o mais importante no futebol é a cabeça, as decisões que um jogador toma. Perceber na altura certa se tens de meter a bola para a esquerda ou direita, com mais ou menos força, mais ou menos efeito. Essa é a grande diferença entre os grandes jogadores e os outros", referiu em entrevista ao 'El País'.

O internacional luso referiu ainda que o futebol ofensivo do Manchester City é apoiado também na defesa, porque tudo está interligado: "Muita gente acha que os avançados atacam e os defesas defendem. Mas isso é mentira. Porque se os defesas não fizerem bem o seu trabalho de encontrar espaços para os companheiros que têm mais à frente, quem está perto da baliza contrária não vai ter espaço para fazer golos. E se os avançados não pressionarem bem, os defesas também vão ter mais trabalho a defender".

Por fim, o jogador falou do seu estilo de jogo, dando importância ao passe e à capacidade de progredir com bola no terreno: "O passe é o mais importante no futebol porque é o que faz a bola circular e movimenta os adversários para que possas encontrar espaços. Mas o drible ajuda-te a estar tranquilo, a sentir que quando tens a bola nos pés, os defesas não vão conseguir tirá-la. Isso é importante. Gosto muito de ter bola. O drible é uma parte importante do meu futebol".

Por Luís Miroto Simões
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Inglaterra
Notícias
Notícias Mais Vistas