_
As polémicas declarações de Jim Ratcliffe sobre imigração no Reino Unido são um dos temas do momento no país. O coproprietário do Manchester United afirmou que "o Reino Unido está a ser colonizado por imigrantes", algo que levou a protestos dos próprios adeptos red devils e nem o primeiro-ministro britânico ficou indiferente. Keir Starmer classificou os comentários como "ofensivos".
Na conferência de imprensa desta sexta-feira, Pep Guardiola foi convidado a comentar o assunto e deu uma verdadeira lição de solidariedade e de respeito pelas outras culturas a Ratcliffe.
"Todos querem ter uma vida melhor. Todas as pessoas desejam ter a perspetiva de um futuro melhor, para a família ou para os amigos. Por vezes, as oportunidades surgem no lugar onde nascemos e nos lugar para onde vamos. É por isso, que o lugar onde nascemos não deve fazer diferença. A maioria das pessoas foge dos seus países por causa dos problemas que neles existem, e não porque queiram partir. Quanto mais abraçarmos outras culturas, teremos uma sociedade melhor — disso não tenho dúvidas", afirmou o treinador do Manchester City.
O treinador espanhol, que desde 2013 que não trabalha no seu país natal, refletiu sobre como esta tem sido uma questão premente em todo o Mundo.
"É um problema mundial. Tratamos os imigrantes ou as pessoas que vêm de outros países como se fossem eles a causar problemas ao nosso país. É um grande problema porque, afinal, eu sou catalão e tu és britânico? Que influência tem o local onde nascemos? A cor da pele ou o sítio onde nascemos não fazem qualquer diferença", remata.
De referir que, entretanto, o próprio Jim Ratcliffe pediu desculpa pelas suas afirmações.
Por André TeixeiraDeclarações do coproprietário do Manchester United têm sido tema no Reino Unido
No 'Soltinhos pelo Mundo', do Canal 11, internacional português falou da 'faísca' com Haaland e da ligação a Bernardo Silva
Defesa do Manchester City fala ainda da relação com Bernardo Silva no programa 'Soltinhos pelo Mundo' do Canal 11
Equipa de Marco Silva perdeu por terceiro jogo consecutivo
Campeão PSG lidera a lista
Benfica foi quem mais amealhou
Avançado inglês estava sem clube depois de ter rescindido com o Chelsea
Associação de Futebol daquele país quer aproximar-se das principais liga europeias
Gianni Infantino defendeu o levantamento das restrições, mas Ceferin mostra-se irredutível na sua posição
Ex-internacional francês implicado na nova 'fornada' de documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA