A Confederação de Futebol Sul-americana (Conmebol) manifestou-se esta terça-feira solidária com o internacional uruguaio Edinson Cavani (Manchester United), suspenso por três jogos pela Federação Inglesa de futebol (FA) por racismo.
O avançado de 33 anos foi punido por ter escrito "gracias negrito" ('obrigado, negrinho', em tradução livre) numa publicação no Twitter, após ter recebido elogios de um amigo pelos dois golos marcados ao Southampton (3-2), em 29 de novembro de 2020.
Segundo a Conmebol, a FA "claramente não considera as características culturais e o uso de certos termos na fala quotidiana do Uruguai", pode ler-se num comunicado divulgado por aquela confederação.
O "contexto" das declarações e as "peculiaridades culturais de cada jogador e país" devem ser tidas em conta, defendem, referindo que o "caso pontual" de Cavani "não configura" uma "manifestação racista ou discriminatória", que querem "condenar sempre".
A posição da Conmebol segue-se a uma posição crítica tomada tanto pelo Sindicato dos Futebolistas Uruguaios (AFU) como pela Academia de Letras do Uruguai, que consideraram a decisão discriminatória e "ignorante".
Nem Cavani, que pediu desculpa, nem o Manchester United apelaram da decisão, por quererem respeitar os esforços do futebol inglês contra o racismo, com o jogador a pagar ainda uma multa de mais de 111 mil euros e a ter de marcar presença numa ação de formação educacional.
Por LusaManchester United de Bruno Fernandes e Diogo Dalot vai defrontar o Leeds
Liverpool vai na frente mas rivais de Manchester não desistem
Emblema italiano quer garantir o médio por empréstimo
Jovem jogador dinamarquês está feliz ao serviço do United
Rute Cardoso contribuiu com o seu testemunho para a biografia oficial do internacional português que vai ser lançada no dia 9
Ex-jogador e agora comunicador recorda episódio curioso em entrevista à 'Sábado'
Começaram a namorar com 15 anos, em Gondomar, viveram pela primeira vez juntos em Madrid e tiveram três filhos
Nervos estiveram à flor da pele durante a cobrança dos penáltis, que viria a determinar o vencedor da partida
'Tuttosport' avança que clube italiano fez nova tentativa pelo internacional português
Internacional bósnio de 40 anos trabalhou com portugueses na Roma