O surto do coronavírus colocou o desporto europeu de pernas para o ar e poderá levar mesmo algumas federações a tomar medidas drásticas para conseguir definir um campeão. É o caso da Serie A italiana, que poderá ser obrigada a criar um sistema de playoff para se conhecer o vencedor, isto caso o período de suspensão das provas desportivas determinado pelo governo - até de 3 abril - tenha de ser ampliado para lá dessa data. O cenário foi esta terça-feira levantado por Gabriele Gravina, presidente da Federação Italiana de Futebol (FIGC), numa declaração na qual assumiu que tudo está a ser estudado.
"Esperamos conseguir concluir a temporada como planeado, porque se recomeçarmos a 3 de abril ainda temos alguns espaços na agenda para encaixar os jogos adiados. Decidi lançar a ideia de introduzir um sistema de playoff para o título e para a despromoção, sempre respeitando os valores da competição desportiva. Esses playoff envolveriam as quatro primeiras colocadas, que lutariam pelo título, e as últimas quatro, que lutariam pela manutenção. A partir daí a FIGC indicaria quem participaria nas competições europeias da próxima época", declarou.
Caso a ideia avance, Juventus, Lazio, Inter e Atalanta lutariam pelo título, ao passo que Lecce, Genova, SPAL e Brescia seriam colocados num playoff para definir quem escapa à despromoção. As outras alternativas, segundo a imprensa italiana, passariam por não atribuir o título esta temporada ou então utilizar a tabela à 26.ª ronda para definir o campeão.
Por Fábio LimaEm entrevista à 'Gazzetta dello Sport', Guido Fienga revelou ainda o motivo que faz com que ambos mantenham, até hoje, uma "boa relação"
Guia essencial para compreender o trajeto do melhor marcador da história do futebol
O avançado internacional português fez revelação em direto, durante uma transmissão na 'Twitch'
Gennaro Gattuso antevê jogos de qualificação para o Mundial e admite estar sob pressão
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Começaram a namorar com 15 anos, em Gondomar, viveram pela primeira vez juntos em Madrid e tiveram três filhos
Antigo guarda-redes assinou icónico lance em 1995