O surto do coronavírus colocou o desporto europeu de pernas para o ar e poderá levar mesmo algumas federações a tomar medidas drásticas para conseguir definir um campeão. É o caso da Serie A italiana, que poderá ser obrigada a criar um sistema de playoff para se conhecer o vencedor, isto caso o período de suspensão das provas desportivas determinado pelo governo - até de 3 abril - tenha de ser ampliado para lá dessa data. O cenário foi esta terça-feira levantado por Gabriele Gravina, presidente da Federação Italiana de Futebol (FIGC), numa declaração na qual assumiu que tudo está a ser estudado.
"Esperamos conseguir concluir a temporada como planeado, porque se recomeçarmos a 3 de abril ainda temos alguns espaços na agenda para encaixar os jogos adiados. Decidi lançar a ideia de introduzir um sistema de playoff para o título e para a despromoção, sempre respeitando os valores da competição desportiva. Esses playoff envolveriam as quatro primeiras colocadas, que lutariam pelo título, e as últimas quatro, que lutariam pela manutenção. A partir daí a FIGC indicaria quem participaria nas competições europeias da próxima época", declarou.
Caso a ideia avance, Juventus, Lazio, Inter e Atalanta lutariam pelo título, ao passo que Lecce, Genova, SPAL e Brescia seriam colocados num playoff para definir quem escapa à despromoção. As outras alternativas, segundo a imprensa italiana, passariam por não atribuir o título esta temporada ou então utilizar a tabela à 26.ª ronda para definir o campeão.
Por Fábio LimaHojlund bisou e foi a figura do jogo
Após mais uma derrota na Serie A
Turma de Milão triunfa por claros 4-0
Vanja Milinković-Savić assumiu uma das cobranças no desempate e surpreendeu tudo e todos
Avançado do Toluca brilha no México
Inter Miami, liderado pelo antigo internacional inglês e onde alinha o argentino, conquistou pela primeira vez a MLS
Clube liderado por David Beckham festeja título de campeão norte-americano apenas 7 anos depois de ter sido fundado
Antigo internacional alemão lançou discussão nas redes sociais
Astro argentino 'guiou' o Inter Miami ao título da MLS, o primeiro da história do clube
Treinador luso-canadiano tornou-se, aos 32 anos, uma das figuras emergentes da Canadian Premier League