Presidente da Federação adianta cenário em face do coronavírus
O surto do coronavírus colocou o desporto europeu de pernas para o ar e poderá levar mesmo algumas federações a tomar medidas drásticas para conseguir definir um campeão. É o caso da Serie A italiana, que poderá ser obrigada a criar um sistema de playoff para se conhecer o vencedor, isto caso o período de suspensão das provas desportivas determinado pelo governo - até de 3 abril - tenha de ser ampliado para lá dessa data. O cenário foi esta terça-feira levantado por Gabriele Gravina, presidente da Federação Italiana de Futebol (FIGC), numa declaração na qual assumiu que tudo está a ser estudado.
"Esperamos conseguir concluir a temporada como planeado, porque se recomeçarmos a 3 de abril ainda temos alguns espaços na agenda para encaixar os jogos adiados. Decidi lançar a ideia de introduzir um sistema de playoff para o título e para a despromoção, sempre respeitando os valores da competição desportiva. Esses playoff envolveriam as quatro primeiras colocadas, que lutariam pelo título, e as últimas quatro, que lutariam pela manutenção. A partir daí a FIGC indicaria quem participaria nas competições europeias da próxima época", declarou.
Caso a ideia avance, Juventus, Lazio, Inter e Atalanta lutariam pelo título, ao passo que Lecce, Genova, SPAL e Brescia seriam colocados num playoff para definir quem escapa à despromoção. As outras alternativas, segundo a imprensa italiana, passariam por não atribuir o título esta temporada ou então utilizar a tabela à 26.ª ronda para definir o campeão.
Italianos permanecem em zona de playoff (17.º); checos seguem sem vencer na prova milionária
Bellingham marcou o único golo do encontro, que ajudou merengues a manter registo imaculado na prova milionária
Avançado mexicano destaca integração positiva do médio croata
Primeira vitória dos holandeses na fase regular
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções
Entrevista ao candidato a vice-presidente das modalidades na lista de Rui Costa
Encarnados lideram ranking de 100 clubes onde também constam Sporting, FC Porto e Sp. Braga