Apesar de ter sido contratado em definitivo pela Juventus no verão, Francisco Conceição não esquece a carreira em Portugal, onde representou o Sporting e o "clube do coração", o FC Porto. Em entrevista ao jornal italiano 'Tuttosport', na antecâmara do dérbi de Turim entre os bianconeri e o Torino (amanhã, 17h), da 11.ª jornada da Serie A, o internacional português lembrou a rivalidade que também existe em Portugal.
"Há uma história por trás deste jogo [Juventus-Torino]. O clássico da minha vida é o FC Porto-Benfica, depois cresci em termos futebolísticos no Sporting porque, quando o meu pai deixou de jogar, fomos viver para Lisboa. Na terça-feira, vaiaram-me porque joguei no FC Porto, que sempre foi o clube do meu coração", começou afirmar, fazendo referência ao duelo entre Juventus e Sporting (1-1), da 4.ª jornada da fase regular da Liga dos Campeões, no qual foi titular.
Francisco Conceição assumiu ainda que já falou com Cristiano Ronaldo sobre a Juventus - o capitão da Seleção Nacional representou a vecchia signora entre 2018 e 2021: "Gosto de falar com ele, aprendo muito. O Cristiano esteve muito bem aqui. Diz-me sempre: 'Estás num clube fantástico, mas quando não ganhas a pressão aumenta".
O extremo, de 22 anos, soma 653 minutos e 2 golos esta temporada. Ainda assim, considera que tem "muito a provar": "Posso dar muito mais, tenho muito a provar. Não me saí mal, mas ainda não fiz o que sou capaz. Golos e assistências fazem a diferença entre um bom jogador e um jogador de topo. Este é o caminho que quero seguir, só se pode estar entre os melhores se esses números crescerem".
O pai Sérgio Conceição também foi tema na entrevista. O treinador deixou o Milan no final da última temporada, mas Francisco não tem um sentimento de vingança para com os rossoneri: "Torço sempre pelo meu pai, mas o que aconteceu, aconteceu. É preciso seguir em frente. Ainda não joguei contra ele, nem mesmo no ano passado, estava lesionado". Francisco Conceição ainda não jogou contra o pai, mas já foi orientado por ele, no FC Porto: "No início foi muito difícil, mas em Portugal nunca falavam da nossa relação porque jogava bem".
Já sobre a possibilidade de Sérgio Conceição, atualmente no Al Ittihad, vir a ser treinador da Juventus, Francisco disse, entre risos, que seria... "perfeito": "É um grande treinador, sei o que vale. Cheguei à Seleção Nacional graças a ele. Se estou aqui devo-lhe isso. Era muito duro comigo, especialmente fora do campo. Sabe o quão importante é a vida fora dos relvados. Ajudava-me a cuidar da alimentação e da recuperação, foi um grande exemplo".
Por RecordInternacional português em entrevista ao jornal italiano 'Tuttosport' na antecâmara do dérbi entre Juventus e Torino
Médio na lista da Juventus
Treinador da Juventus satisfeito pese embora a igualdade (1-1)
Extremo da Juventus admitiu, após o empate frente ao Sporting (1-1), que a equipa precisa de continuar a trabalhar para somar vitórias
Agora, argentino sente-se feliz em Miami
Dupla portuguesa do Paris SG entre os 11 melhores do Mundo
Ranking do CIES-Football Observatory é liderado de forma destacada por Lamine Yamal
Há ainda o ex-sportinguista Viktor Gyokeres nos nomeados
Diário Tuttosport anunciou os vencedores antes da gala final que terá lugar em dezembro. Jorge Mendes também deixou uma mensagem