_
Ricardo Carvalho respondeu a perguntas dos leitores da revista inglesa 'FourFourTwo' e José Mourinho foi um dos muitos temas abordados. O antigo jogador foi treinado pelo atual técnico da Roma no FC Porto e no Chelsea e não tem dúvidas quando questionado se o 'Special One' foi o melhor treinador que teve na carreira.
"Sem dúvida. Passámos oito anos e meio juntos e tivemos bons e maus momentos. Ele tenta corrigir as coisas à sua maneira e eu estou-lhe particularmente grato por ser tão franco. É fácil aceitar alguém assim quando ganhas, mas quando perdes não. Quando ele fez isso nos primeiros tempos ninguém levou para o lado pessoal ou pensou que ele queria rebaixar ou humilhar alguém à frente dos companheiros. Todos nós o aceitamos e respeitamos por aquilo que ele era. Sabíamos que estava a ser genuíno e só queria guiar-nos às vitórias. Entender isso foi a chave para o sucesso que tivemos", destacou, para voltar a elogiar a frontalidade do treinador português.
"Sempre tive a impressão de que ele achava que eu poderia fazer melhor. Lembro-me que depois de alguns jogos veio ter comigo no autocarro e disse que tinha feito um bom jogo. Isso dá-te muita confiança. Trabalhei com ele algum tempo e felizmente isso aconteceu várias vezes. Foi um prazer trabalhar com ele tanto tempo, porque ele melhorou o meu jogo ao longo do tempo", vincou, completando a ideia.
"Quer sempre que as suas equipas joguem melhor do que no jogo anterior. Não aceita muito bem as derrotas e nós sabíamos o quão difícil era para ele conviver com a derrota - percebes isso durante a semana. Por isso, fizemos o possível para conseguir bons resultados, já que seria mais fácil lidar com ele. Mas isso é normal, nós jogadores também queremos vencer todos os jogos. Se perdermos, a nossa própria rotina fica afetada por isso", frisou Ricardo Carvalho, que revelou não ter ficado surpreendido quando Mourinho se intitulou como 'Special One' na chegada a Londres.
"Não fiquei surpreendido. Foi um grande afirmação é certo, mas esse era o José Mourinho. Estive no FC Porto desde os 16 anos e essa era a mentalidade [que se dizia] em alto e bom som. Estava habituado a ouvir coisas assim. Foi uma mensagem importante para nós naquela época. Esse foi o espírito que trouxemos para o Chelsea desde o primeiro dia", enalteceu.
Ricardo Carvalho foi ainda convidado a comentar o crescimento de Cristiano Ronaldo ao longo das épocas. "Cresceu muito ao longo dos anos e está muito mais maduro. No entanto, uma coisa não mudou: toda a sua vida gira em volta de ser bem-sucedido em tudo o que faz. É um perfecionista. Não exige nada aos outros que ele próprio não possa fazer. As pessoas podem criticá-lo e discordar dele, mas não há dúvida de que, como jogador de futebol, é o maior símbolo de Portugal a nível mundial e por mérito próprio. Já está nessa posição há muitos anos", apontou.
Por RecordInternacional bósnio de 40 anos trabalhou com portugueses na Roma
Amigos de longa data podem reencontrar-se no clube argentino
Central espanhol vai continuar na capital italiana
Craque de 32 anos cada vez mais longe de continuar na Roma
Antigo jogador investigado por fuga aos impostos
Jovem do Corinthians está a participar na competição em Portugal com um selecionado do Brasil
Ítalo-argentino apelida o técnico como um "maníaco da linha de fora de jogo"
Lateral esquerdo foi apresentado no Forte Virtus, do terceiro escalão
Ex-jogador e agora comunicador recorda episódio curioso em entrevista à 'Sábado'