A 'Realfevr' é a primeira plataforma portuguesa online que disponibiliza ligas virtuais de futebol com estatísticas em tempo real e a possibilidade de disputar provas nacionais e internacionais, assumindo-se como concorrente direta da 'Fantasy League' da UEFA.
Tiago Dias, fundador e diretor executivo da 'Realfevr', explicou à agência Lusa que, em contraponto com a proposta da UEFA, uma das principais mais-valias da plataforma é a possibilidade de jogar, em simultâneo e com um único registo, o campeonato português, espanhol, a Liga dos Campeões e a Liga Europa.
"A 'Fantasy League' é, claramente, uma concorrente, mas se há coisa que sabemos é que a nossa plataforma é diferenciadora. É capaz de haver em todo o mundo uma ou duas com a mesma abordagem, o design cuidado, a facilidade de utilização e a valorização da estatística", observou.
O registo é gratuito e Tiago Dias e os cinco fundadores do projeto querem que assim continue, pelo menos para uma utilização básica, prevendo a possibilidade de oferecer "pequenos pacotes que as pessoas vão poder comprar em função da sua necessidade".
"Uma das condições dos fundadores é que haja sempre a possibilidade de ser gratuito. Quem quiser ter uma liga com estatísticas mais complexas, personalizar a sua liga, ter mais amigos no seu grupo de jogadores ou ter outro tipo de competições vai ter de pagar", explicou.
Por enquanto, o retorno advém da publicidade e acordos de patrocínio das ligas que disponibiliza, e Tiago Dias reconhece que a 'Realfevr' "tem uma faturação residual relativamente aos seus custos", mas, sem falar em números, lembra que a plataforma entrou em funcionamento há apenas seis meses.
"O negócio do jogo desportivo online gera biliões de dólares por ano. Sabemos perfeitamente o que estamos a fazer e onde queremos chegar, mas estamos ainda na primeira fase", sustentou Tiago Dias, de 36 anos, que, tal como outros sócios, se despediu para poder trabalhar a tempo inteiro no projeto.
Com 35.000 utilizadores registados e um crescimento de 300% no último trimestre, a 'Realfevr' espera atingir 100.000 jogadores até ao fim da época 2016/2017, para o que vai contribuir a entrada no mercado americano no próximo ano, com a inclusão das ligas do México e da Colômbia.
"Vamos imaginar que um dia temos 100.000 pessoas registadas. É como se tivéssemos, todas as semanas, um estádio cheio", assinalou o diretor executivo da 'Realfevr', adiantando que já foi contactado por alguns clubes da Liga NOS interessados em conhecer o projeto.
Tiago Dias não exclui a possibilidade de alargar a plataforma a outros desportos, mas, para já, diz que a empresa está apenas concentrada no futebol, proporcionando aos seus utilizadores a possibilidade de criarem equipas virtuais com base em jogadores reais, sendo pontuados em função do seu desempenho.
Por LusaEntrada no mercado americano no próximo ano, com a inclusão das ligas do México e da Colômbia, é o próximo passo
Se também está como nós, ansioso pelo lançamento do jogo, deixamos alguns pormenores que serão certamente do seu interesse.
Através do seu Twitter, em jeito de brincadeira, o francês de 25 anos anexou uma imagem do plantel do seu Sheffield
Lutador irlandês já filmou algumas cenas para o jogo, cujo lançamento está previsto para novembro
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano