A Agência Mundial Antidopagem (AMA) reafirmou hoje, no encerramento do Simpósio Anual, a sua rejeição aos Jogos Melhorados, sem controlos antidoping, bem como a necessidade de distinguir "casos de contaminação genuína" e os falsos.
O presidente, Witold Banka, voltou a rechaçar este projeto de um empresário australiano para o ano de 2025, recebendo qualquer desportista sem serem sujeitos a controlos antidoping, nos Estados Unidos.
"A AMA condena os Jogos Melhorados como um projeto perigoso e irresponsável. A saúde e bem estar dos atletas é a primeira prioridade da AMA, e este acontecimento põe-nos em perigo", declarou.
Este organismo sediado em Lausana já tinha reprovado a iniciativa, há um ano, considerando que os 'Enhanced Games' punham em risco a participação dos atletas nas competições sancionadas pelas instâncias competentes.
Banka referiu-se ainda à necessidade de distinguir casos de contaminação por suplementação desportiva e falsos positivos.
"O desafio para a AMA, outras organizações antidopagem e, em última instância, para os tribunais é distinguir entre casos de contaminação genuína e casos de prevaricação com muitos recursos e que fabricam uma defesa nessa linha", apontou.
Se o sistema for "demasiado rígido", sustentou, "atletas inocentes serão injustiçados", e se for demasiado indulgente, "vencem os trapaceiros".
Entre as decisões fica o pedido à equipa que tem estado a trabalhar numa reforma do Código da AMA para introduzir "melhorias regulamentares" sobre este assunto.
Piloto franco-argelino sobe da Racing Bulls e para substituir Yuki Tsunoda
Competição que permite o uso de substâncias para melhorar o desempenho tem arranque previsto para maio de 2026
Processo 'Prova Limpa' envolve 26 arguidos
Competição decorre em Lublin, na Polónia
Depois dos incidentes pirotécnicos, a partida será disputada à porta fechada, mas foi aberta uma exceção para Peter
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom
Cliver Huamán é apaixonado por relatos de futebol e transmitiu o Flamengo-Palmeiras para os seus seguidores
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen
Emblema de Amesterdão fazia uma dedicatória a um adepto que perdeu a vida recentemente
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central