A Agência Mundial Antidopagem (AMA) pede uma suspensão de quatro anos para a patinadora russa Kamila Valieva, que competiu nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, após um controlo positivo, informou esta segunda-feira o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS).
A AMA entrou com um recurso no TAS para punir Kamila Valieva, que testou positivo a trimetazidina, em dezembro de 2021, e depois conquistou o ouro por equipas em Pequim, com apenas 15 anos, e exige que a patinadora seja privada dessa medalha.
Kamila Valieva, considerada por unanimidade a nova 'czarina' da modalidade, testou positivo durante os campeonatos da Rússia e foi suspensa já no decurso dos Jogos Olímpicos de Inverno, mas essa decisão foi mais tarde levantada.
A substância encontrada no sistema da patinadora durante os campeonatos russos foi a trimetazidina, medicamento prescrito para adultos com angina de peito e que figura na lista de substâncias proibidas.
Durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, que decorreram de 04 a 20 de fevereiro, Valieva integrou a equipa russa que venceu a medalha de ouro na prova por equipas da patinagem artística, tendo chamado a atenção ao concluir um inédito salto quádruplo.
O laboratório de Estocolmo, ao qual a Agência Russa Nntipoding (RUSADA) não comunicou o caso na época, informou o positivo às partes em 8 de fevereiro, já em plena fase dos Jogos Olímpicos e um dia após Valieva ter conquistado o ouro na competição por equipas.
Por LusaGolfista português, em estreia absoluta do DP World Tour, fechou o dia com 69 pancadas
Portuguesa beneficiou da desistência da irlandesa Ellen Walshe, que tinha sido sexta nas qualificações
Portuguesa em destaque na Polónia
Águias reforçam 3.º lugar na Liga Betclic após jogos em atraso da 6.ª jornada
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Página 'Sporting CP Adeptos' partilhou momento captado em outubro, quando o Arsenal se deslocou a casa do Fulham
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom
Depois dos incidentes pirotécnicos, a partida será disputada à porta fechada, mas foi aberta uma exceção para Peter
Técnico deixa o Columbus Crew para assinar por duas épocas e meia com os escoceses