Conquistou o ouro por equipas nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, com apenas 15 anos
A Agência Mundial Antidopagem (AMA) pede uma suspensão de quatro anos para a patinadora russa Kamila Valieva, que competiu nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, após um controlo positivo, informou esta segunda-feira o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS).
A AMA entrou com um recurso no TAS para punir Kamila Valieva, que testou positivo a trimetazidina, em dezembro de 2021, e depois conquistou o ouro por equipas em Pequim, com apenas 15 anos, e exige que a patinadora seja privada dessa medalha.
Kamila Valieva, considerada por unanimidade a nova 'czarina' da modalidade, testou positivo durante os campeonatos da Rússia e foi suspensa já no decurso dos Jogos Olímpicos de Inverno, mas essa decisão foi mais tarde levantada.
A substância encontrada no sistema da patinadora durante os campeonatos russos foi a trimetazidina, medicamento prescrito para adultos com angina de peito e que figura na lista de substâncias proibidas.
Durante os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, que decorreram de 04 a 20 de fevereiro, Valieva integrou a equipa russa que venceu a medalha de ouro na prova por equipas da patinagem artística, tendo chamado a atenção ao concluir um inédito salto quádruplo.
O laboratório de Estocolmo, ao qual a Agência Russa Nntipoding (RUSADA) não comunicou o caso na época, informou o positivo às partes em 8 de fevereiro, já em plena fase dos Jogos Olímpicos e um dia após Valieva ter conquistado o ouro na competição por equipas.
Portugal vai “entrar com tudo” frente à campeã mundial Alemanha, diz Francisco Amarante
Dia pode ser de muitas mudanças na classificação
Selecionador nacional gostou do que viu diante de Andorra
Seleção alcançou a primeira vitória no torneio
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo