O governo britânico confirmou esta segunda-feira que os eventos desportivos, incluindo a liga inglesa, deverão ser retomados a partir de 1 de junho, mas sem a presença de público nos recintos, devido à pandemia da covid-19.
O regresso dos campeonatos em junho faz parte da segunda etapa do plano de desconfinamento do Reino Unido, divulgado esta segunda-feira, e as várias federações e organizações desportivas da região já foram informadas para se prepararem para retomar a atividade.
O futebol e todos as competições desportivas no Reino Unido foram suspensas em março, tal como em quase todo o mundo, devido à pandemia de covid-19.
O mesmo documento acrescenta que a presença de público nos estádios e nos pavilhões só será ponderada "significativamente mais tarde", tendo em conta a progressão na luta contra a pandemia.
O Reino Unido é o segundo país em todo o mundo, atrás do Estados Unidos, com mais mortos devido à covid-19 (31.855) e o terceiro com mais pessoas infetadas (mais de 219 mil).
Com a declaração de pandemia, em 11 de março, inicialmente alguns eventos desportivos foram disputados sem público, mas, depois, começaram a ser cancelados, adiados - nomeadamente os Jogos Olímpicos Tóquio2020, o Euro2020 e a Copa América - ou suspensos, nos casos dos campeonatos nacionais e provas internacionais de todas as modalidades.
Os campeonatos de futebol de França e Holanda foram, entretanto, cancelados, enquanto países como Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal preparam o regresso à competição.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 282 mil mortos e infetou mais de 4,1 milhões de pessoas em 195 países e territórios. Mais de 1,3 milhões de doentes foram considerados curados.
Em Portugal, morreram 1.144 pessoas das 27.679 confirmadas como infetadas, e há 2.549 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.
Por LusaSão maioritariamente de âmbito fiscal
Le Mans Sarthe Basket de Travante Williams é o adversário da terceira jornada
Yokozuna Hoshoryu regressou a cada com a bagagem cheia
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Inglês assinou um contrato de apenas... um mês