A procuradora-geral dos Estados Unidos, Pam Bondi, anunciou esta quinta-feira uma ação judicial contra as autoridades estaduais do Maine, por continuarem a permitir pessoas transgénero no desporto feminino.
Este tema já tinha resultado numa batalha de palavras em 21 de fevereiro na Casa Branca, entre o Presidente republicano Donald Trump e a governadora democrata do Maine (nordeste), Janet Mills.
"Vejo-vos em tribunal", vincou Janet Mills após uma discussão tensa, desafiada por Donald Trump a dizer se cumpriria a sua ordem executiva de 05 de fevereiro, autorizando as agências federais a cortar o financiamento às escolas que permitem que atletas transgénero joguem em equipas femininas.
"Hoje, o Departamento de Justiça anunciou uma ação civil contra o Departamento de Educação do Maine", frisou Bondi, em conferência de imprensa, acusando o Estado de "discriminar as mulheres ao não as proteger nos desportos femininos".
"O que queremos é uma ordem judicial que exija que parem com isso", sublinhou, referindo-se à participação de pessoas transgénero em desportos femininos.
"O meu governo e o procurador-geral do Maine defenderão vigorosamente o nosso Estado contra os procedimentos anunciados hoje pelo Departamento de Justiça", garantiu Janet Mills, em comunicado.
"A questão não é apenas quem pode participar numa competição desportiva, mas também se um presidente pode usar a coação para impor a sua vontade, sem respeitar o Estado de Direito que rege a nossa nação. Acredito que não pode", acrescentou.
A governadora disse ainda esperar que este caso "sirva de aviso para todos os estados".
"O Maine pode ser o primeiro a incorrer na ira do governo federal desta forma, mas não será o último", alertou o governadora.
Outros estados potencialmente visados por um procedimento semelhante incluem o Minnesota (norte) e a Califórnia (oeste), que já foram alertados para o assunto, especificou a procuradora-geral norte-americana.
Os direitos dos transgéneros são uma questão importante nas guerras sociais que dividem os Estados Unidos.
Desde que regressou ao poder, em 20 de janeiro, Donald Trump intensificou os seus ataques contra pessoas transgénero, com decretos relacionados em particular com as forças armadas, competições desportivas e prisões, e declarações chocantes.
Por LusaTenista sérvio desvenda o plano que tem em mente
Base de 24 anos chamada pela primeira vez, para os compromissos frente à Sérvia e Islândia no arranque da qualificação para o EuroBasket'27
Empreitada terá financiamento da União Europeia
Italiano derrotou o canadiano em apenas dois sets
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher
Avançado do Fulham fez vídeo enigmático nas redes sociais. Mais tarde, disse ter feito apenas "um olhar"
Conquistou, novamente, a Bota de Ouro no México e tornou-se o primeiro jogador na história do Toluca a conseguir este feito três vezes consecutivas
Antigo técnico do Gil Vicente 'inventou-o' como ponta-de-lança... em Barcelos
Treinador do Al-Muharraq do Bahrain diz que jogadores atuam cada vez mais perto de zonas de finalização
Um autogolo de Brandon Mechele, logo aos 6 minutos, bastou...