O presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) assumiu a "satisfação" pelo facto de o Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) ter sido premiado como Instituição do Ano no 'Peace and Sport Award 2021'.
"Satisfação relativamente à atribuição deste prémio por uma organização com dimensão de respeito internacional. O IPDJ, sendo um organismo público, está mais habituado a atribuir prémios do que a recebê-los. Pelo contrário, está normalmente sujeito à crítica. Por isso, é um redobrado motivo de satisfação por termos este reconhecimento internacional", disse o presidente do IPDJ, Vítor Pataco.
Em declarações à Lusa, o dirigente comentava o prémio, atribuído hoje em cerimónia que decorreu no Mónaco, que recompensa uma entidade pública, instituição desportiva ou empresa que lidera e/ou apoia um programa sustentável que contribui para o desenvolvimento da paz, do diálogo e da mudança social no mundo através do desporto.
"É o reconhecimento da importância de um aspeto visto como lateral às questões centrais do desenvolvimento desportivo e do jogo. A ética e os valores do desporto devem ser sublinhados e abordados pela positiva. Sensibilizar todos. Os jogadores, os técnicos, os árbitros, os pais, o público da importância de abordar o desporto e o jogo pela positiva", acrescentou.
A propósito do PNED, Pataco destacou as ações 'bandeira da ética', destinadas às instituições que cumprem com uma série de requisitos nessa área, e o 'cartão branco', por ação do árbitro que valoriza gestos positivos e de 'fair play' em competição.
Vítor Pataco destacou o exemplo da equipa técnica do GD Mangualde que, apercebendo-se, num jogo, que o adversário só iria entrar em campo com 10 futebolistas, decidiu abdicar de um elemento no 'onze', "para que assim prevalecesse a verdade desportiva".
Por Record com LusaLeões vencem último classificado por 43-22 na 17.ª jornada do Campeonato
Águias impotentes diante dos espanhóis do Gran Canária (87-63)
Algés e Dafundo melhora máximo absoluto dos 4x50 metros estilos em Leiria
Programa Works Bespoke da Land Rover Classic recria modelo original
Doha, no Qatar, recebeu o evento que premiou os melhores do ano
Avançado do PSG eleito o melhor jogador do Mundo com 50 pontos, mais 11 do que Yamal e 15 do que Mbappé
Em causa a lesão e consequente ausência de Assane Diao na CAN’2025
Ousmane Dembélé levou a melhor na votação do prémio da FIFA
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis