_

Irmãos Costa traçam objetivo de melhorar prestação de 2024 no Europeu: «Estamos muito motivados»

Martim Costa traça objetivo de Portugal para o Europeu de andebol
• Foto: AP

Os laterais Martim e Francisco Costa traçam o objetivo de obter um melhor resultado do que aquele conseguido em 2024, mas alertam para a importância de Portugal entrar a ganhar na fase preliminar do Mundial'2026 de andebol.

Os dois irmãos, ambos do Sporting e cruciais na equipa de Paulo Jorge Pereira, perspetivaram a fase final da 17.ª edição do Campeonato da Europa, que vai ser disputada na Dinamarca, na Noruega e na Suécia, entre 15 de janeiro e 1 de fevereiro.

PUB

"Acho que estamos super-confiantes, muito motivados, temos uma grande seleção, cada vez com melhores prestações nas competições e acho que este Europeu passa por melhorar o que temos vindo a fazer. É fazer melhor do que no Europeu passado, que fizemos há dois anos e, obviamente, conseguir chegar às meias-finais era incrível", perspetivou o lateral esquerdo Martim Costa.

Ainda que a meta seja, no mínimo, fazer melhor do que na edição passada, na qual os Heróis do Mar ficaram pela Ronda Principal, Martim Costa explicou, durante o estágio em Rio Maior, que é preciso encarar o torneio por fases, alertando para os perigos da Roménia, o primeiro oponente no Grupo B.

"Primeiro, o que queremos é passar o grupo e, depois, obviamente, passar nos dois primeiros lugares da main round é também um dos nossos objetivos. Acho que temos obrigação de ganhar [à Roménia], sabemos que vai ser um jogo super-complicado, é uma equipa super-competente, têm bons jogadores e muitos deles jogam numa equipa da Liga dos Campeões, que é o Dínamo [de Bucareste]", notou.

PUB

O melhor marcador da última edição do Europeu, com 54 golos, juntamente com o dinamarquês Mathias Gidsel, atual melhor jogador do mundo, abordou uma eventual luta pelo 'cetro' de maior artilheiro, porém, preferiu dar prioridade ao coletivo.

"O meu objetivo principal é que a Seleção ganhe, que chegue às medalhas, que sejamos campeões europeus. Esse é o meu principal objetivo e vou fazer de tudo para ajudar a Seleção. Obviamente, como eu digo, receber prémios é sempre bom e, se receber, fico todo contente", admitiu.

Francisco Costa manifestou igual mentalidade no que diz respeito a objetivos, considerando que Portugal propôs-se a fazer melhor do que em 2024.

PUB

"Espero fazer melhor do que da última vez em que fomos lá. Sabemos que é difícil, mas nós temos que nos propor a um objetivo e acho que esse [fazer melhor] é o nosso objetivo. Nós pensamos sempre na última competição, no último Europeu e pensar que podemos fazer melhor ou igual já não é mau", defendeu.

O lateral direito do Sporting chamou à atenção para a necessidade de gerir bem o físico durante e depois de cada jogo.

"Se passarmos a fase de grupos, vamos ter jogos de grande intensidade, mas acho que a Seleção que vai chegar mais longe é a que estiver melhor preparada e a que tiver os jogadores inteiros. Sabemos que o cansaço dos jogos anteriores nos clubes é nítido", apontou.

PUB

Embora reconheça o favoritismo dos lusos contra os romenos, em Herning, Kiko Costa quer ver a superioridade evidenciada em campo para evitar surpresas.

"Teoricamente, acho que somos melhores do que eles, mas nós temos de mostrar isso dentro de campo. Nestas competições, há sempre surpresas. A Espanha, no último Europeu, foi eliminada na fase de grupos e é uma das melhores seleções do mundo. Temos que entrar bem, sabemos que o primeiro jogo é sempre difícil", argumentou.

E concluiu: "Temos que desbloquear aquela ansiedade que tens de começar, porque, se ganhas o primeiro jogo, torna tudo mais fácil. Nós temos de entrar no primeiro jogo a matar".

PUB

Portugal, que conta como melhor resultado no Europeu o sexto lugar alcançado em 2020, estreia-se no Euro'2026 diante da Roménia, em 16 de janeiro, seguindo-se o confronto com a Macedónia do Norte, dois dias depois, e a Dinamarca, anfitriã e tetracampeã campeã mundial, no dia 18, com todos os jogos a serem disputados na cidade dinamarquesa de Herning.

Por Lusa
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Andebol Notícias
PUB