Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Martim e Kiko Costa alertam para a importância de Portugal entrar a ganhar na fase preliminar
Seguir Autor:
Os laterais Martim e Francisco Costa traçam o objetivo de obter um melhor resultado do que aquele conseguido em 2024, mas alertam para a importância de Portugal entrar a ganhar na fase preliminar do Mundial'2026 de andebol.
Os dois irmãos, ambos do Sporting e cruciais na equipa de Paulo Jorge Pereira, perspetivaram a fase final da 17.ª edição do Campeonato da Europa, que vai ser disputada na Dinamarca, na Noruega e na Suécia, entre 15 de janeiro e 1 de fevereiro.
"Acho que estamos super-confiantes, muito motivados, temos uma grande seleção, cada vez com melhores prestações nas competições e acho que este Europeu passa por melhorar o que temos vindo a fazer. É fazer melhor do que no Europeu passado, que fizemos há dois anos e, obviamente, conseguir chegar às meias-finais era incrível", perspetivou o lateral esquerdo Martim Costa.
Ainda que a meta seja, no mínimo, fazer melhor do que na edição passada, na qual os Heróis do Mar ficaram pela Ronda Principal, Martim Costa explicou, durante o estágio em Rio Maior, que é preciso encarar o torneio por fases, alertando para os perigos da Roménia, o primeiro oponente no Grupo B.
"Primeiro, o que queremos é passar o grupo e, depois, obviamente, passar nos dois primeiros lugares da main round é também um dos nossos objetivos. Acho que temos obrigação de ganhar [à Roménia], sabemos que vai ser um jogo super-complicado, é uma equipa super-competente, têm bons jogadores e muitos deles jogam numa equipa da Liga dos Campeões, que é o Dínamo [de Bucareste]", notou.
O melhor marcador da última edição do Europeu, com 54 golos, juntamente com o dinamarquês Mathias Gidsel, atual melhor jogador do mundo, abordou uma eventual luta pelo 'cetro' de maior artilheiro, porém, preferiu dar prioridade ao coletivo.
"O meu objetivo principal é que a Seleção ganhe, que chegue às medalhas, que sejamos campeões europeus. Esse é o meu principal objetivo e vou fazer de tudo para ajudar a Seleção. Obviamente, como eu digo, receber prémios é sempre bom e, se receber, fico todo contente", admitiu.
Francisco Costa manifestou igual mentalidade no que diz respeito a objetivos, considerando que Portugal propôs-se a fazer melhor do que em 2024.
"Espero fazer melhor do que da última vez em que fomos lá. Sabemos que é difícil, mas nós temos que nos propor a um objetivo e acho que esse [fazer melhor] é o nosso objetivo. Nós pensamos sempre na última competição, no último Europeu e pensar que podemos fazer melhor ou igual já não é mau", defendeu.
O lateral direito do Sporting chamou à atenção para a necessidade de gerir bem o físico durante e depois de cada jogo.
"Se passarmos a fase de grupos, vamos ter jogos de grande intensidade, mas acho que a Seleção que vai chegar mais longe é a que estiver melhor preparada e a que tiver os jogadores inteiros. Sabemos que o cansaço dos jogos anteriores nos clubes é nítido", apontou.
Embora reconheça o favoritismo dos lusos contra os romenos, em Herning, Kiko Costa quer ver a superioridade evidenciada em campo para evitar surpresas.
"Teoricamente, acho que somos melhores do que eles, mas nós temos de mostrar isso dentro de campo. Nestas competições, há sempre surpresas. A Espanha, no último Europeu, foi eliminada na fase de grupos e é uma das melhores seleções do mundo. Temos que entrar bem, sabemos que o primeiro jogo é sempre difícil", argumentou.
E concluiu: "Temos que desbloquear aquela ansiedade que tens de começar, porque, se ganhas o primeiro jogo, torna tudo mais fácil. Nós temos de entrar no primeiro jogo a matar".
Portugal, que conta como melhor resultado no Europeu o sexto lugar alcançado em 2020, estreia-se no Euro'2026 diante da Roménia, em 16 de janeiro, seguindo-se o confronto com a Macedónia do Norte, dois dias depois, e a Dinamarca, anfitriã e tetracampeã campeã mundial, no dia 18, com todos os jogos a serem disputados na cidade dinamarquesa de Herning.
Emblema alemão anuncia contratação do craque francês do Barcelona
Ante Grbavac emprestado aos dragões até ao final desta temporada
Declarações do selecionador nacional de andebol após o triunfo de Portugal frente ao Irão por 41-20
Portugal vence por 41-20 em Pamplona
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador está a ser associado em Inglaterra à sucessão de José Mourinho no Benfica