1/4
O Sporting deu esta terça-feira um passo de gigante para passar aos oitavos-de-final aa Liga Europeia, ao bater (27-26) os suecos do Kristianstad e beneficiar da derrota (29-32) dos romenos do Dínamo de Bucareste frente aos franceses do Nimes.
Um triunfo dedicado ao guarda-redes do FC Porto e da Seleção, Alfredo Quintana, que sofreu uma paragem cardiorrespiratória e ainda se encontra a recuperar no Hospital de São João, na Invicta.
Realizada a 9ª jornada, os leões consolidaram o 4º lugar, de apuramento, agora com 3 pontos de avanço sobre a turma romena, que na sexta-feira visita o João Rocha.
Depois de uma primeira parte bem jogada, com muitas soluções, os leões impuseram-se até ao intervalo (16-12), mas depois tiveram algumas dificuldades com a defesa aberta do Kristianstad e falta de discernimento no ataque, mas nos últimos cinco minutos (27-24) conseguiu gerir a vantagem até final.
Pedro Valdés (6 golos), Darki Djukic (5) e Tiago Rocha (5) brilharam pelo Sporting, à semelhança dos guarda-redes Manuel Gaspar e Matevz Skok.
O treinador Rui Silva ficou satisfeito, embora consternado com o estado grave de Alfredo Quintana: "Entrámos bem na primeira parte, mas depois cometemos alguns erros. Acabámos por ganhar e agora temos o pássaro na mão. Dedico a vitória ao meu amigo Quintana, estamos todos muito preocupados com este momento muito duro. Imagino que será também um momento muito difícil para o FC Porto, espero que recupere bem."
Por Alexandre ReisLeões reforçam a liderança isolada do campeonato com triunfo consistente no Dragão Arena
França e Dinamarca ficam fora da competição
Técnico elogiou maturidade que os leões apresentaram no Dragão Arena
Técnico resignado com o desaire por força de tantas ausências
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Belgas e holandeses também perderam
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Central espanhol anuncia saída do clube, sem revelar qual será a próxima aventura
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana