A atleta portuguesa Irina Rodrigues alcançou hoje marca de qualificação para os Jogos Olímpicos Paris2024 no disco, ao lançar 66,60 metros na Taça da Europa de lançamentos de Leiria, novo recorde nacional e melhor marca mundial do ano.A portuguesa venceu a competição com a quarta tentativa do concurso, conseguindo superar a marca de qualificação olímpica, cifrada nos 64,50 metros.
É o quarto apuramento bem-sucedido de Rodrigues, que competiu em Londres2012 e Tóquio2020, falhando o Rio2016 por lesão, conseguido com recorde nacional, acima dos 66,40 metros de Liliana Cá em março de 2021.
Esta é a oitava marca de qualificação de portugueses no atletismo, juntando-se Irina Rodrigues a Ana Cabecinha (20 km marcha), Auriol Dongmo (peso), Susana Godinho (maratona), Isaac Nader (1.500 metros), João Coelho (400 metros), Samuel Barata (maratona) e Pedro Buaró (salto com vara).
A atleta de 33 anos, natural de Leiria, conseguiu em casa o apuramento, numa competição que dominou por larga margem e em que Liliana Cá, quinta classificada em Tóquio2020, teve como melhor lançamento o quinto, com 60,45 metros, oitavo melhor registo e marca pessoal do ano.
A segunda classificada, a alemã Shanice Craft, lançou a 63,70 metros, com a francesa Melina Robert-Michon, vice-campeã olímpica no Rio2016, a ser terceira, com 62,46.
Rodrigues foi 32.ª classificada em Londres2012 e 25.ª em Tóquio2020, depois de ter falhado o Rio2016, edição para a qual estava qualificada, por lesão.
Hoje, conseguiu nova marca de qualificação, ainda que o lugar nos Jogos Olímpicos só seja confirmado depois de 30 de junho, quando for realizado o acerto entre lugares de ranking e marcas.
Em Leiria, a Taça da Europa de lançamentos teve hoje o último dia, com o recordista nacional Leandro Ramos a ser sétimo na final A sénior do dardo, com 78,23 metros como melhor ensaio, marca pessoal do ano.
Por LusaArmand ‘Mondo’ Duplantis bateu o recorde do salto à vara pela 14.ª vez e só tem 25 anos
Época da atleta foi interrompida por uma apendicite
Título mundial alimenta o sonho olímpico do atleta português
Fundista português conquistou o ouro na prova com ponta final incrível
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
John Heiting assumiu culpas e foi arrasado nas redes sociais
Julgamento do jogador, atualmente ao serviço do Villarreal, arranxa a 2 de novembro... do próximo ano
Novo contrato deve ser oficializado em breve
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Avançado francês de 29 anos alinha na liga mexicana