O Benfica lidera a classificação masculina e feminina concluída a primeira jornada dos Nacionais de Clubes de atletismo em pista coberta, que decorreu este sábado e ficou marcada pelo apuramento olímpico de Pedro Buaró no salto com vara.
Na Expocentro, em Pombal, os encarnados somaram 52 pontos no feminino, com mais sete pontos do que o Sporting, que está em vias de perder a hegemonia no escalão, ao passo que, no masculino, as águias - que viram Pedro Buaró garantir marca de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris'2024 -, lideram, com 45 pontos, apenas mais um do que os leões.
No feminino, os encarnados asseguraram uma vantagem de sete pontos - que pode ser muito importante para o clube conquistar um título que foge há três décadas -, beneficiando dos triunfos de Agate Sousa, no salto em comprimento, de Cláudia Bobocea, nos 1.500 metros, de Eliana Bandeira, no lançamento do peso, e de Vitória Oliveira, nos 3.000 metros marcha.
Ainda que tenha tido uma forte concorrência do emblema verde e branco, que viu Lorene Bazolo, nos 60 metros, Marta Araújo, no salto em altura, e Cátia Azevedo, que estabeleceu novo recorde nacional nos 400 metros, ganharem as referidas disciplinas.
Já no masculino, a diferença é de apenas um ponto, com vantagem, também, para o Benfica, que triunfou por Pedro Buaró, com direito a marca de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris'2024, por Isaac Nader, nos 1.500 metros, e por Gerson Baldé, no salto em comprimento, este último que saltou 8,06 metros, marca que o coloca em boa posição para subir no ranking mundial, uma das formas de qualificação alternativas para os Campeonatos do Mundo, que vão decorrer entre os próximos dias 01 e 03 de março, em Glasgow, na Escócia.
Neste escalão, os leões garantiram as vitórias nos 60 metros, por Emmanuel Eseme, nos 5.000 metros marcha, por João Vieira, e nos 400 metros, por João Coelho.
Os rivais lisboetas somaram ainda cinco segundos lugares cada, alcançando também por uma vez a terceira posição.
Na segunda divisão nacional, a Juventude Operária do Monte Abraão, com 49 pontos, está na frente em femininos, tendo somado mais sete pontos do que o GRECAS, ao passo que, na classificação masculina, a ADR Água de Pena lidera com 38 pontos, mais seis do que a AC Póvoa de Varzim.
Por LusaLimite de 12.500 atletas inscritos nas duas principais provas da 21.ª edição foi atingido
Trajeto de 42 km terá início em Carcavelos e chegada na capital
Detentora do recorde mundial da maratona feminina admitiu uma violação das regras
Trio renovou contrato com o Sporting
Subdiretor de Record avalia últimas declarações do treinador do Benfica sobre o plantel
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Entrevista ao candidato a vice-presidente das modalidades na lista de Rui Costa
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções
Estava desempregado desde 2024