_
A portuguesa Evelise Veiga conseguiu esta quarta-feira em Tarragona os mínimos de participação no salto em comprimento dos Campeonatos da Europa de atletismo de Berlim, com a marca de 6,61 metros.
Com este salto, Evelise tornou-se a figura mais em destaque na delegação lusa no primeiro dia de atletismo nos Jogos do Mediterrâneo, competição que decorre em Tarragona na Catalunha, até domingo.
A atleta do Sporting, quinta classificada final, aproveitou ao máximo as excelentes condições de vento - +2,0 metros por segundo, limite legal - para fazer o seu melhor salto de sempre, que é também recorde nacional de sub-23.
Num concurso regular, registou 6,55 metros no segundo salto, então mais um centímetro que a anterior melhor marca nacional do escalão, guardando para o derradeiro ensaio do concurso o salto que a qualifica para Berlim2018.
Ao pódio subiram Ivana Spanovic (Sérvia), com a marca 7,04 metros, seguida das espanholas Juliet Itoya (6,83) e Fatima Diame (6,68).
Com este resultado Evelise Veiga é também a primeira atleta de salto em comprimento a conseguir apurar-se para uma grande competição depois de Naide Gomes que esteve presente nos Europeus de pista coberta de Paris em 2011, competição na qual arrecadou a prata com a marca 6,79.
"É um resultado que já estava à espera, tanto eu como a minha treinadora [Cátia Ferreira]. Sem dúvida que este era um dos objetivos que trazia para os Jogos do Mediterrâneo, fazer os mínimos para os Europeus", disse Evelise Veiga após a prova aos jornalistas portugueses presentes na cidade espanhola de Tarragona.
Evelise Veiga reforçou que este resultado é "muito bom", enfatizando: "Eu, ainda uma sub-23, já sou a segunda melhor de sempre".
Francisco Belo foi sétimo na final do peso, com 19,39 metros, a sua melhor marca do ano, numa prova ganha pelo bósnio Hamza Alic (20,43), à frente do croata Stipe Cunic (20,21) e do bósnio Mesud Pezer (19,82).
Na última final do dia com participação portuguesa, Samuel Barata foi 11.º nos 5.000 metros, com 14.14,93 minutos, enquanto o vencedor, o marroquino Youness Essalhi, fez o tempo 13.56,12.
Andreia Crespo qualificou-se para a final dos 400 metros barreiras. Diogo Antunes e José Lopes também seguem para a final, mas dos 100 metros.
Português vence salto em comprimento com 8,06 metros
Holandesa retirou quase um segundo ao anterior máximo em pista coberta (2.00,01), que pertencia à compatriota Ester Goossens
Sporting conquistou a prata na estafeta mista e nos juniores masculinos
Norueguês foi duas vezes campeão do mundo de 5 mil metros e medalhado olímpico de ouro de 5 mil e 1.500 metros
Tirou o dinheiro a tempo e 'sacou' 50 mil libras com aposta de 1£
Italiano, que esteve nos gunners em 2013/14, diz quase ter tido um ataque de pânico
Nos arredores de São Francisco, os Seahawks, que chegaram ao quarto e último período a vencer por 12-0, repetiram o sucesso de 2013 e 'vingaram' a final de 2014
Avançado foi contratado ao Aston Villa em janeiro de 2025, mas fez apenas 18 jogos pelos sauditas
As declarações do treinador do FC Porto após o desaire no Dragão Arena (40-35)
Avançado luso-angolano está cedido pelo Tromso ao Al Ahly e já se estreou na Cahampions africana