Evelise Veiga consegue mínimos para os Europeus no comprimento

Com este salto, Evelise tornou-se a figura mais em destaque na delegação lusa no primeiro dia de atletismo nos Jogos do Mediterrâneo

Seguir Autor:

• Foto: DR Record

A portuguesa Evelise Veiga conseguiu esta quarta-feira em Tarragona os mínimos de participação no salto em comprimento dos Campeonatos da Europa de atletismo de Berlim, com a marca de 6,61 metros.

Com este salto, Evelise tornou-se a figura mais em destaque na delegação lusa no primeiro dia de atletismo nos Jogos do Mediterrâneo, competição que decorre em Tarragona na Catalunha, até domingo.

A atleta do Sporting, quinta classificada final, aproveitou ao máximo as excelentes condições de vento - +2,0 metros por segundo, limite legal - para fazer o seu melhor salto de sempre, que é também recorde nacional de sub-23.

Num concurso regular, registou 6,55 metros no segundo salto, então mais um centímetro que a anterior melhor marca nacional do escalão, guardando para o derradeiro ensaio do concurso o salto que a qualifica para Berlim2018.

Ao pódio subiram Ivana Spanovic (Sérvia), com a marca 7,04 metros, seguida das espanholas Juliet Itoya (6,83) e Fatima Diame (6,68).

Com este resultado Evelise Veiga é também a primeira atleta de salto em comprimento a conseguir apurar-se para uma grande competição depois de Naide Gomes que esteve presente nos Europeus de pista coberta de Paris em 2011, competição na qual arrecadou a prata com a marca 6,79.

"É um resultado que já estava à espera, tanto eu como a minha treinadora [Cátia Ferreira]. Sem dúvida que este era um dos objetivos que trazia para os Jogos do Mediterrâneo, fazer os mínimos para os Europeus", disse Evelise Veiga após a prova aos jornalistas portugueses presentes na cidade espanhola de Tarragona.

Evelise Veiga reforçou que este resultado é "muito bom", enfatizando: "Eu, ainda uma sub-23, já sou a segunda melhor de sempre".

Francisco Belo foi sétimo na final do peso, com 19,39 metros, a sua melhor marca do ano, numa prova ganha pelo bósnio Hamza Alic (20,43), à frente do croata Stipe Cunic (20,21) e do bósnio Mesud Pezer (19,82).

Na última final do dia com participação portuguesa, Samuel Barata foi 11.º nos 5.000 metros, com 14.14,93 minutos, enquanto o vencedor, o marroquino Youness Essalhi, fez o tempo 13.56,12.

Andreia Crespo qualificou-se para a final dos 400 metros barreiras. Diogo Antunes e José Lopes também seguem para a final, mas dos 100 metros.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Atletismo
Notícias
Notícias Mais Vistas