A European Athletics abriu esta segunda-feira uma exceção para permitir a integração de atletas excluídos nos Europeus Roma2024 devido a "grosseiros erros administrativos", que afetavam um dos rivais do português Isaac Nader nos 1.500 metros, anunciou o organismo.
O francês Azeddine Habz, detentor da segunda melhor marca na distância, foi excluído, por erro, da lista de inscritos da federação francesa para os Europeus que vão ser disputados entre sexta-feira e 12 de junho.
Em comunicado, a European Athletics dá conta da decisão, "após uma análise muito aprofundada da situação, considerando o número de atletas impactados (...) e as consequências que estes erros podem ter nas carreiras dos atletas e na modalidade".
"Tal decisão ficou a dever-se à necessidade de ser restabelecida a justiça - um valor inerente ao nosso desporto, bem como pela missão centrada nos atletas -, porque é justo que as suas carreiras não sejam prejudicadas por erros administrativos", lê-se no referido comunicado.
Apenas Azeddine Habz (03.30,80) e o norueguês Jakob Ingebrigtsen (03.29,74), campeão olímpico da distância, chegam à capital italiana com melhores marcas em 2024 do que o português Isaac Nader (03.30,84) na distância.
Além de Habz, o "erro administrativo" da federação francesa também tinha deixado de fora de Roma2024 Simon Bédard, especialista nos 10.000 metros.
A 26.ª edição dos Europeus de atletismo vai ser disputada em Roma, entre sexta-feira e 12 de junho, no Estádio Olímpico de Roma.
No masculino, Benson Kipruto triunfou ao... photo finish
Temporada de corta-mato arranca a todo o gás
Carlos Costa e Carla Sousa foram os melhores portugueses e mostraram-se felizes pelo resultado obtido
Já os portugueses Carlos Costa e Carla Sousa ficaram em sexto
Diário Tuttosport anunciou os vencedores antes da gala final que terá lugar em dezembro. Jorge Mendes também deixou uma mensagem
Norte-americano tinha 75 anos
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão
Autoridade Tributária entende que comissões pagas pelos clubes a empresários são rendimentos dos jogadores e pretende que estes paguem os impostos. Caso pode provocar terramoto no mercado de transferências
Interrogatório do Juventus-Sporting