1/3
O ugandês Jacob Kiplimo bateu este domingo o recorde do Mundo da meia maratona, ao correr a distância na EDP Meia Maratona de Lisboa em 57:31 minutos. O atleta africano, de 21 anos, que tinha como melhor registo pessoal 57:37, superou a anterior melhor marca da história por um segundo (estava na posse de Kibiwott Kandie). Além da melhor marca mundial de sempre, Kiplimo leva para casa o cheque de 100 mil euros, que estava reservado para quem batesse o máximo.
Grande favorito à partida, Kiplimo rapidamente assumiu a ponta da prova e aos 3 quilómetros já estava sozinho na frente. E foi assim, num verdadeiro contrarrelógio, que o campeão do Mundo da meia maratona chegou à meta instalada nos Jerónimos, em Lisboa, acabando com um sprint que se revelou decisivo para conseguir entrar para a história como o mais rápido de sempre.
A vitória de Kiplimo foi de tal forma demolidora, que os atletas que se seguiram na meta cruzaram a linha a mais de dois minutos. O etíope Huseyidin Mohamed Esa foi segundo (59:39) e o seu compatriota Gerba Dibaba foi terceiro, com o mesmo tempo. No que a portugueses diz respeito,
Para lá do recorde mundial masculino, a EDP Meia Maratona de Lisboa passa também a ter um novo recorde do percurso no feminino. A nova recordista é a etíope Tsehay Gemechu Beyan, que com 1:06:06 venceu a prova e superou o anterior máximo de Vivian Cheruiyot. Beyan venceu com 9 segundos de avanço para Daisy Cherotich e 13 para Joyce Chepkemoi Tele.
Primeiro encontro de preparação é este sábado. Estão abertas as inscrições para a corrida de 14 de dezembro
No dia 19 de novembro, "The Great World Race" vai realizar-se em Altura
Resultados de Claudia Bobocea anulados a partir do verão de 2023, incluindo o que fez nessa competição
No masculino, Benson Kipruto triunfou ao... photo finish
Agora, argentino sente-se feliz em Miami
Dupla portuguesa do Paris SG entre os 11 melhores do Mundo
Ranking do CIES-Football Observatory é liderado de forma destacada por Lamine Yamal
Há ainda o ex-sportinguista Viktor Gyokeres nos nomeados
Diário Tuttosport anunciou os vencedores antes da gala final que terá lugar em dezembro. Jorge Mendes também deixou uma mensagem