Jacob Kiplimo bate recorde do Mundo na EDP Meia Maratona de Lisboa

Ugandês superou marca por um segundo

O ugandês Jacob Kiplimo bateu este domingo o recorde do Mundo da meia maratona, ao correr a distância na EDP Meia Maratona de Lisboa em 57:31 minutos. O atleta africano, de 21 anos, que tinha como melhor registo pessoal 57:37, superou a anterior melhor marca da história por um segundo (estava na posse de Kibiwott Kandie). Além da melhor marca mundial de sempre, Kiplimo leva para casa o cheque de 100 mil euros, que estava reservado para quem batesse o máximo.

Grande favorito à partida, Kiplimo rapidamente assumiu a ponta da prova e aos 3 quilómetros já estava sozinho na frente. E foi assim, num verdadeiro contrarrelógio, que o campeão do Mundo da meia maratona chegou à meta instalada nos Jerónimos, em Lisboa, acabando com um sprint que se revelou decisivo para conseguir entrar para a história como o mais rápido de sempre.

A vitória de Kiplimo foi de tal forma demolidora, que os atletas que se seguiram na meta cruzaram a linha a mais de dois minutos. O etíope Huseyidin Mohamed Esa foi segundo (59:39) e o seu compatriota Gerba Dibaba foi terceiro, com o mesmo tempo. No que a portugueses diz respeito,

Para lá do recorde mundial masculino, a EDP Meia Maratona de Lisboa passa também a ter um novo recorde do percurso no feminino. A nova recordista é a etíope Tsehay Gemechu Beyan, que com 1:06:06 venceu a prova e superou o anterior máximo de Vivian Cheruiyot. Beyan venceu com 9 segundos de avanço para Daisy Cherotich e 13 para Joyce Chepkemoi Tele.


Por Fábio Lima
1
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Atletismo

Notícias

Notícias Mais Vistas