A portuguesa Marisa Vaz de Carvalho bateu esta sexta-feira o recorde da Europa de juvenis dos 100 metros barreiras, no decurso dos Europeus daquele escalão etário, a decorrerem em Tbilissi.
A jovem atleta lusa, de 16 anos, ganhou uma das meias-finais em 13,07 segundos (vento +1,3 m/s), depois de já ter batido o recorde nacional durante as eliminatórias, com 13,34.
O anterior recorde continental pertencia à francesa Sarah Koutouan, com 13,16 feitos em Cali, Colômbia, a 16 de julho do ano passado. Quanto ao anterior recorde português, 13,36, tinha exatamente um ano e foi fixado igualmente em Cali, nos campeonatos do Mundo.
Marisa assume também e por larga margem a liderança do ranking mundial da distância, destronando a eslovena Nika Glojnaric, que liderava até hoje com 13,25 segundos. O recorde do mundo da prova é da jamaicana Yanique Thompson com 12,94 segundos.
Nascida a 19 de novembro de 1999, Marisa Vaz Carvalho é filha de dois antigos atletas portugueses - Terezinha Vaz, campeã de Portugal do dardo por duas vezes (também foi recordista nacional), e Joaquim Carvalho, que foi campeão de 400 metros, decatlo e 400 metros barreiras, num total de quatro titulos nacionais absolutos.
A final dos 100 metros barreiras de Tbilissi disputa-se no sábado.
Por LusaQualificações decorrem até abril de 2026
Provas arrancam no domingo, em Lagoa
Foi subscrita por mais de 12 mil pessoas
Entre as mulheres, Solange Jesus também concluiu na 20.º posição
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana