O saltador português Pedro Buaró venceu esta terça-feira o concurso do salto com vara do Meeting Iberoamericano, em Huelva, Espanha, com a marca de 5,50 metros, numa prova que foi marcada pela chuva e pelo vento.
Pedro Buaró, que já tem marca de qualificação para os Jogos Olímpicos Paris'2024, começou o concurso a 5,35 metros, passou os 5,50 à segunda tentativa -- novo recorde do meeting - e não teve sucesso a 5,60, encerrando o concurso.
O atleta do Benfica bateu a concorrência, terminando à frente do espanhol Isidro Donayre e do austríaco Riccardo Klotz, ambos com 5,20 como melhor resultado.
As seleções nacionais de Portugal venceram ainda as estafetas de 4x100m masculinos, com David Landim, André Prazeres, Delvis Santos e Frederico Curvelo, em 39,85 segundos, e femininos, com Vera Monteiro, Leonor Ferreira, Lurdes Oliveira e Iris Silva, no tempo de 45,16, novo recorde nacional sub-23.
Também em Huelva, Jessica Inchude foi quarta classificada no lançamento do peso, com a melhor marca a ser de 17,62 metros, enquanto Eliana Bandeira terminou em sétimo, com 17,24.
No salto em comprimento, Evelise Veiga foi quarta, com 6,21 metros -- a mesma marca da terceira, a sueca Tilde Johansson - realizados logo à primeira tentativa, tendo feito apenas mais um ensaio válido a 6,03.
Etson Barros foi o quinto classificado nos 3.000 metros obstáculos, no tempo de 08.24,25 minutos, melhor marca nacional do ano.
Por LusaPortuguês em ação nos campeonatos que decorrem na Índia
Sucede a José Barros no ciclo olímpico Los Angeles'2028
Catarina Carmo, Melissa Sereno e Gabriel Maia
48 km sem limite de tempo, onde cada mulher avança ao seu ritmo
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Equipa de Jorge Jesus - que poupou Cristiano Ronaldo - venceu o Al-Zawra'a por 2-0