Primeiro-ministro saúda Pichardo por "conquista histórica": «Que garra»

Primeiro-ministro saúda Pichardo por "conquista histórica": «Que garra»

O primeiro-ministro saudou esta sexta-feira Pedro Pablo Pichardo pela reconquista do título de campeão do mundo do triplo salto nos Mundiais de atletismo Tóquio'2025, considerando tratar-se de "uma conquista histórica que orgulha todos os portugueses".

"Grande Pedro Pablo Pichardo! Que salto, que garra do agora bicampeão mundial do triplo salto. Uma conquista histórica no Japão que orgulha todos os portugueses. Parabéns!", escreveu Luís Montenegro, numa publicação na sua conta da rede social X.

PUB

Pedro Pablo Pichardo reconquistou hoje o título de campeão do mundo do triplo salto nos Mundiais de atletismo Tóquio2025, com a marca de 17,91 metros, e tornou-se no primeiro português com duas medalhas de ouro nos campeonatos.

O primeiro-ministro esteve recentemente em Tóquio, no âmbito de uma visita oficial ao Japão, e encontrou-se com parte da delegação portuguesa nestes Mundiais, incluindo o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Domingos Castro.

Na altura, disse ter a esperança de que a bandeira de Portugal estivesse "ao mais alto nível" nestes Mundiais.

PUB

Com 32 anos, Pichardo recuperou o título que conquistou em Oregon2022 e não defendeu em Budapeste2023, graças à sua sexta tentativa, a 17,91 metros, depois de ter iniciado a final, disputada no mesmo sítio onde se sagrou campeão olímpico, em 2021, com 17,07.

A 25.ª medalha lusa em Campeonatos do Mundo, a segunda na capital japonesa, depois do triunfo de Isaac Nader nos 1.500 metros, foi assegurada com a melhor marca do ano, à frente do italiano Andrea Dallavalle, vice-campeão europeu em Munique2022, com 17,64 metros, e do cubano Lázaro Martínez, que foi despromovido da prata de Budapeste2023 para o bronze, com 17,49.

PUB

Uma segunda medalha em Tóquio2025 promove também esta edição no histórico nacional, igualando as 'dobradinhas' de Roma1987 (ouro de Rosa Mota na maratona e prata de Domingos Castro nos 5.000 metros), Londres2017 (ouro de Inês Henriques nos 50 km marcha e bronze de Nelson Évora no triplo salto), Berlim2009 (prata de Évora no triplo e bronze de Naide Gomes no salto em comprimento) e Helsínquia2005 (bronzes de Rui Silva nos 1.500 metros e de Susana Feitor nos 20 km marcha).

O recorde luso é de quatro medalhas, somadas em Gotemburgo1995 (ouros de Manuela Machado na maratona e Fernanda Ribeiro nos 10.000, que também ficou com a prata nos 5.000, e o bronze de Carla Sacramento nos 1.500) e em Atenas1997 (ouro de Sacramento nos 1.500, pratas de Machado na maratona e Ribeiro nos 10.000, ainda com o bronze nos 5.000).

Por Lusa
3
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Atletismo Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB