A CIDADE do Seixal recebe sábado a sua IX Milha Urbana, prova que conta, mais uma vez, com alguns dos melhores atletas nacionais, com destaque para o sportinguista Rui Silva e para Carla Sacramento e Marina Bastos, ambas do Maratona. Realce para a presença de estrangeiros de renome, como o espanhol José Luiz Blanco (campeão ibero-americano de 3000 metros e vencedor da Taça da Europa na mesma distância, com 8m20s), ou David Twey (queniano com 13m12s aos cinco mil metros) e Faustine Saktai (Tanzânia).
A partir das 15 horas de sábado terá início a prova destinada a deficientes (cadeira de rodas) e uma outra de patins em linha, às quais se seguem corridas de diversos escalões, onde se inclui a milha das gerações, para avós e netos. Só depois, pelas 18:15, surge a competição destinada aos atletas consagrados, com Rui Silva a defender o triunfo do ano passado.
O campeão do Mundo de 1500 metros em pista coberta, ainda a braços com a oposição de Luís Feiteira (Sporting) e Cândido Maia (Porto), encara a prova "de uma forma perfeitamente normal", inserida na preparação para a próxima Taça dos Campeões Europeus – e para os Mundiais de Edmonton, no Canadá –, iniciada com o regresso à estrada no passado dia 24 de Abril, no grande prémio do seu nome, corrido no Cartaxo, onde foi segundo.
Silva quer a vitória
O atleta explicou, quinta-feira, na conferência de Imprensa realizada nos Paços do Concelho do Seixal, que vai lutar pela vitória, apesar dos estrangeiros presentes. "Todos são opositores, uns mais do que outros, mas também é preciso contar com o factor surpresa. De qualquer forma, vou tentar manter o título conquistado o ano passado", explicou Rui Silva, que este ano recusou a participação na milha de Gijon, em Espanha.
Quanto às senhoras, a prova deste ano é aguardada com expectativa face ao "tira-teimas" entre Carla Sacramento (venceu as quatro primeiras edições) e Marina Bastos (triunfou nas quatro últimas). Carla Sacramento, apesar de não estar na melhor forma, espera chegar ao "penta": "Só venho por ser uma prova na minha terra, onde me iniciei na prática do atletismo. É evidente que estou a pensar na vitória, mas reconheço que a concorrência é muito forte. Espero contar com a ajuda do público."
Atleta amador natural de Moura em destaque na prova dos 100 km
Provas correm-se no próximo fim de semana
Depois da conquista da medalha de ouro nos mundiais de Atletismo de Tóquio
Portugal fecha competição com um totald e 16 pódios
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Stake Solbakken perdeu a paciência depois do empate frente à Nova Zelândia e não deixou nada por dizer
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida
Treinador do Lyon recorda sonho de trabalhar em Inglaterra e faz reflexão sobre o que é ganhar
Sugeriu que partes da cidade estão a ser tomadas por distúrbios