A CIDADE do Seixal recebe sábado a sua IX Milha Urbana, prova que conta, mais uma vez, com alguns dos melhores atletas nacionais, com destaque para o sportinguista Rui Silva e para Carla Sacramento e Marina Bastos, ambas do Maratona. Realce para a presença de estrangeiros de renome, como o espanhol José Luiz Blanco (campeão ibero-americano de 3000 metros e vencedor da Taça da Europa na mesma distância, com 8m20s), ou David Twey (queniano com 13m12s aos cinco mil metros) e Faustine Saktai (Tanzânia).
A partir das 15 horas de sábado terá início a prova destinada a deficientes (cadeira de rodas) e uma outra de patins em linha, às quais se seguem corridas de diversos escalões, onde se inclui a milha das gerações, para avós e netos. Só depois, pelas 18:15, surge a competição destinada aos atletas consagrados, com Rui Silva a defender o triunfo do ano passado.
O campeão do Mundo de 1500 metros em pista coberta, ainda a braços com a oposição de Luís Feiteira (Sporting) e Cândido Maia (Porto), encara a prova "de uma forma perfeitamente normal", inserida na preparação para a próxima Taça dos Campeões Europeus – e para os Mundiais de Edmonton, no Canadá –, iniciada com o regresso à estrada no passado dia 24 de Abril, no grande prémio do seu nome, corrido no Cartaxo, onde foi segundo.
Silva quer a vitória
O atleta explicou, quinta-feira, na conferência de Imprensa realizada nos Paços do Concelho do Seixal, que vai lutar pela vitória, apesar dos estrangeiros presentes. "Todos são opositores, uns mais do que outros, mas também é preciso contar com o factor surpresa. De qualquer forma, vou tentar manter o título conquistado o ano passado", explicou Rui Silva, que este ano recusou a participação na milha de Gijon, em Espanha.
Quanto às senhoras, a prova deste ano é aguardada com expectativa face ao "tira-teimas" entre Carla Sacramento (venceu as quatro primeiras edições) e Marina Bastos (triunfou nas quatro últimas). Carla Sacramento, apesar de não estar na melhor forma, espera chegar ao "penta": "Só venho por ser uma prova na minha terra, onde me iniciei na prática do atletismo. É evidente que estou a pensar na vitória, mas reconheço que a concorrência é muito forte. Espero contar com a ajuda do público."
Campão mundial dos 1500 metros vai permanecer de águias ao peito
Atleta amador natural de Moura em destaque na prova dos 100 km
Provas correm-se no próximo fim de semana
Depois da conquista da medalha de ouro nos mundiais de Atletismo de Tóquio
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Médio que conquistou a Youth League pelo Benfica assinou contrato de dois anos com campeões luxemburgueses
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida
Treinador do Lyon recorda sonho de trabalhar em Inglaterra e faz reflexão sobre o que é ganhar
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça