1/2
O queniano Sabastian Sawe venceu este domingo a Meia Maratona de Copenhaga, numa edição na qual a organização dinamarquesa reuniu um fortíssimo pelotão de elite para conseguir quebrar o recorde mundial. A tentativa foi feita - havia duas lebres de luxo para tal... -, mas a marca de Jacob Kiplimo (57.31), conseguida em 2021 na EDP Meia Maratona de Lisboa, persiste no livro dos recordes e com ampla margem.
Esta manhã, na Dinamarca, numa prova do circuito SuperHalfs, o próprio Kiplimo era o principal favorito a conseguir não só a vitória mas também a obtenção de um novo máximo (as lebres saíram a apontar a 57.15), mas no final teve de contentar-se com a segunda posição, fechando a sua prova em 58.09, a 4 segundos do queniano Sawe, campeão mundial da distância, que venceu em 58.05. Fechou o pódio Isaia Lasoi, em 58.10. Atrás deste trio, mais seis atletas fecharam abaixo da hora: Amos Kurgat (58.47), Edward Cheserek (59.32) e Kennedy Kimutai (59.47).
Para lá da tentativa de recorde mundial, Copenhaga assistiu ainda à estreia de Jakob Ingebrigtsen na meia maratona, apenas dois dias depois de ter ganho a final da Diamond League nos 1.500 metros. Habituado a correr na pista, e em distâncias bem mais curtas (até aos 5.000 metros), a estrela norueguesa ainda passou aos 10 quilómetros no grupo da frente, em 27.27 minutos, mas ao cruzar o pórtico... parou. Ainda concluiu a prova, mas bem longe da frente, na 34.ª posição, com 1:03.13. Um registo longe da frente, mas que lhe permitirá homologar o tempo que fez aos 10 quilómetros como recorde nacional norueguês - o anterior era de 27.39, por Zerei Kbrom.
Nas senhoras, venceu a queniana Margaret Kipkemboi, com 1:05.11 horas, encabeçando um pódio que teve outras duas compatriotas: Judy Kemboi (1:05.43) e Catherine Reline Amanangole (1:06.09). Atrás destas, mais 10 corredoras acabaram abaixo das 1:10, com Karoline Grøvdal a ser a melhor europeia, com 1:06.55, no 7.º posto.
Por Fábio LimaPortuguês em ação nos campeonatos que decorrem na Índia
Sucede a José Barros no ciclo olímpico Los Angeles'2028
Catarina Carmo, Melissa Sereno e Gabriel Maia
48 km sem limite de tempo, onde cada mulher avança ao seu ritmo
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Equipa de Jorge Jesus - que poupou Cristiano Ronaldo - venceu o Al-Zawra'a por 2-0