_
Ao contrário de Isaac Nader, Salomé Afonso acabou por ficar-se pelas eliminatórias dos 1.500 metros dos Mundiais indoor de Torun, com a modesta sexta posição na terceira série, em 4:13.26, para desânimo da atleta do Benfica.
"Estou mesmo desapontada. A verdade é que estava no meu melhor estado de forma de sempre, tanto ao ar livre como pista coberta, mas a prova foi muito confusa. Fiquei fechada desde muito cedo e tentei não panicar, mas todas as atletas estavam à minha volta. Tentei sair, mas sinto que nunca consegui estar onde queria, que era na frente, lado a lado com as melhores", lamentou a vice-campeã europeia na distância e bronze nos 3.000 em pista curta em Apeldoorn2025.
A meio-fundista, de 28 anos, terminou com o 11.º tempo das eliminatórias, sem conseguir as três vagas disponíveis nas três séries para a final, numa série em que se bateu com a australiana Jessica Hull, atual vice-campeã olímpica, e com a britânica Georgia Hunter Bell, bronze em Paris2024 e prata nos Mundiais Tóquio'2025.
"Saí agressiva e devia ter mantido essa agressividade, para manter a posição, mas fui 'engolida' e acabei por me desgastar imenso para sair daquela posição, sem conseguir reagir. É só triste, porque não temos assim tantas oportunidades de correr em campeonatos. Acredito que a minha valia esteja abaixo dos quatro minutos e acho que, a liderar, poderia ter aguentado de forma tranquila. Da próxima, tenho de ser mais astuta e, se calhar, assumir a posição de liderar a corrida", explicou.
Salomé Afonso, que tinha dois oitavos lugares nos últimos dois Mundiais sob telha, termina a temporada de inverno com o recorde europeu dos 2.000 metros.
Sofia Lavreshina, Ericsson Tavares e Omar Elkhatib conseguiram desempenhos interessantes
Ideia é partilhada por ambas as portuguesas, que foram 8.ª e 9.ª na Polónia
Portuguesa diz que foi uma "prova muito confusa"
Campeão mundial ao ar livre não se considera o "alvo a abater"
Melhor registo anterior era de 2010/11, temporada em que FC Porto e Sp. Braga jogaram a final da Liga Europa
Alejandro Domínguez falou aos jornalistas
Erik Paartalu defrontou, com a camisola dos indianos do Bengaluru, uma equipa sediada em Pyongyang
Apuramento dos leões para os 'quartos' da Champions permitiram Porugal reforçar o 6.º lugar
Adversário de Portugal no Mundial faz dois jogos de preparação