A etíope Tirunesh Dibaba, uma das melhores atletas da história, vai estar domingo marcar presença na 5.ª edição da Goldenergy Meia Maratona de Matosinhos Mar de Desporto, anunciou esta segunda-feira a RunPorto, a organizadora da prova matosinhense.
Dona de um palmarés invejável, onde se destacam os históricos 3 ouros olímpicos (foi a primeira de sempre a ganhar os 5.000 e os 10.000 na mesma edição dos Jogos, em 2012) e 5 títulos mundiais (3 nos 10.000 e 2 nos 5.000), a atleta de 38 anos não compete desde julho do ano passado, quando voltou após uma pausa de cinco anos após ter sido mãe. Agora, eventualmente ainda com o sonho de estar em Paris, apresenta-se em Matosinhos para garantir um tempo que permita sonhar com essa presença.
Além de Dibaba, na prova nortenha estará ainda presente a marroquina Kaoutar Boulaid, vencedora da edição do ano passado e recordista do percurso (1:09:58), e ainda a espanhola Ester Navarrete Santana, atleta do Sp. Braga qualificada para a Maratona dos Jogos Olímpicos. No que a portuguesas diz respeito, estarão presentes Laura Silva, Carla Martinho, Maria Carvalho, Dulce Félix e Rafaela Fonseca.
No pelotão masculino a grande figura são o queniano Meshack Kiprop Koech, com 1:00:07 minutos de recorde pessoal, e ainda o etíope Bayelign Teshager, com 1:00:31 e 2:08:56 na maratona feitos este ano no Dubai. Em relação a portugueses, nota para João Almeida e Daniel Pinheiro.
Por Fábio LimaPortuguês em ação nos campeonatos que decorrem na Índia
Sucede a José Barros no ciclo olímpico Los Angeles'2028
Catarina Carmo, Melissa Sereno e Gabriel Maia
48 km sem limite de tempo, onde cada mulher avança ao seu ritmo
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Equipa de Jorge Jesus - que poupou Cristiano Ronaldo - venceu o Al-Zawra'a por 2-0