O Maia Basket enviou ontem uma carta à Federação (FPB), com conhecimento ao Benfica e à Associação de Basquetebol do Porto (ABP), onde relatou ao pormenor o sucedido sábado à noite, na Luz, depois do encontro das meias-finais do Troféu António Pratas, quando Nuno Marçal foi insultado e agredido por adeptos alegadamente afetos a uma das claques do Benfica, no interior de um restaurante sediado no espaço comercial do estádio. Na missiva, assinada pelo presidente, Rui Lopes, o clube mostra indignação, exigindo um pedido de desculpas do Benfica e da FPB, enquanto entidades organizadoras da prova.
“Agradecemos que as instituições que organizaram o evento se retratem relativamente a estes factos. Um atleta internacional, que tem um passado exemplar no desporto nacional, foi de forma cobarde agredido e humilhado, uma comitiva intimidada e forçada a fugir de um recinto. Uma entidade que prima por dignificar a modalidade foi ferida no seu orgulho, sendo mal-tratada numa deslocação a uma casa que pensávamos ser amiga e que demonstrou uma total frieza no tratamento à nossa instituição”, pode ler-se na carta a que o nosso jornal teve acesso.
A comitiva do Maia Basket jantava no restaurante disponibilizado pela organização quando um grupo de adeptos (umas 12 pessoas, segundo nos contou Rui Lopes) abordou a equipa, exigindo que Marçal (ex-jogador do FCPorto) abandonasse o local. Sem que ninguém do Maia Basket reagisse, um dos elementos acabou por entornar um prato de sopa quente sobre o jogador, provocando-lhe queimaduras na face, na orelha, e insultando-o verbalmente.
A equipa acabou por abandonar o local pelas traseiras, refugiando-se no autocarro, onde teve de esperar quase uma hora até seguir viagem, uma vez que foi necessário aguardar pelo período de descanso do motorista. “Ficámos sozinhos. Falámos com o Pinto Alberto, da FPB, mas em termos de segurança não apareceu ninguém. Acabámos por ser nós a chamar a polícia.”
O jogador não quis apresentar queixa, nem se mostra disponível para comentar o caso. Record contactou o vice-presidente do Benfica, Domingos Almeida Lima, que também não quis reagir.
Todas as divisões e conferências
Todos os números da competição na época 2025/26
Venezuelana fez um duplo-duplo no triunfo do Sportiva diante do Esgueira
Extremo conversa com Record sobre o progresso de Portugal
Menno Geelen reage à 'chuva' de pirotecnia lançada por claque no início do jogo com o Groningen
Cliver Huamán é apaixonado por relatos de futebol e transmitiu o Flamengo-Palmeiras para os seus seguidores
Emblema de Amesterdão fazia uma dedicatória a um adepto que perdeu a vida recentemente
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Treinador português quer lançar novos jogadores